O mercado digital avança na velocidade do pensamento. Pode parecer um certo exagero, mas a rapidez da inovação traz desafios constantes ao profissional de marketing. Segundo Giovana Alcântara, Diretora de Desenvolvimento de Negócios Regionais da Kantar Ibope, cinco pontos merecem atenção: definição do perfil de público em todos os touchpoints de mídia, a otimização do budget entre canais de mídia e a falta de alcance e frequência crossmidia. “A capacidade de assimilar informação não evolui da mesma forma que o crescimento exponencial de dados gerados. Assim, capturar a atenção passa a valer muito mais, visto que ela está cada vez mais dispersa”. Govana aponta caminhos fundamentais para alcançar o público: ser relevante e conectado aos interesses do consumidor, a publicidade despertar emoção com criatividade, usar plataformas adequadas, ser eficaz e resiliente.

Esse e outros temas foram discutidos durante o Media Thinker Day, promovido na quarta-feira (22) pela Tailor Media (Grupo OpusMúltipla Marketing & Comunicação). O evento online reuniu especialistas para refletir a mídia do futuro. O CSO da Eletromidia Alexandre Guerrero abordou a evolução no setor de OOH. Um dos fatores que contribuíram para este cenário, segundo ele, foi a organização e consolidação do modelo de concessões no transporte público, mobiliário urbano e aeroportos, o que revolucionou o formato e as possibilidades da mídia exterior. “Essa oferta estruturada do modelo de concessões permitiu à indústria avançar de forma organizada, consolidando um mercado que antes era extremamente pulverizado. Antes da pandemia, a indústria estava com 11,6% de share e vinha crescendo dois dígitos ao ano na última década. Acredito que a retomada já está acontecendo e nosso objetivo enquanto meio é desenvolver ainda mais”.

Marcela Marchi, Head of Sales no Grupo Jovem Pan, compartilhou o novo formato multicanais da emissora, que possui 33 milhões de usuários únicos no YouTube, o que representa 1/3 da audiência nacional da plataforma. Neste contexto, tornou-se muito importante oferecer o conteúdo on demand, visto que 65% da audiência quer ter acesso à informação no momento que considerar pertinente. Com mais de 105 filiadas no Brasil, o Grupo investe muito em streaming, mas sem perder a essência do rádio. Como grande novidade, ela anunciou o lançamento em outubro, da TV Jovem Pan News, um sonho antigo dos sócios e acionistas de retomar a programação também televisiva. “Conseguimos ver que é possível sim, estar em todas as plataformas, desde que sempre com entendimento e respeito ao público de cada canal”.

O Diretor Executivo de Publicidade Digital da Rede Globo Sergio Augusto Avila Maria reforçou que a emissora está atenta as novas tecnologias e que as mudanças tecnológicas impactam no comportamento social e econômico. “Sendo mais acessível, a conectividade resulta na alteração de consumo e de mercado como um todo”. E destacou: “Nosso grande desafio como líderes é nos mantermos atuais e relevantes, construindo novidades para todo mercado e entregando formatos diferenciados, para as marcas seguirem contando suas histórias”.

A mídia regionalizada foi tema apresentado pelo CEO na Tailor Media Leonardo Lazzarotto. Segundo ele, a empresa desenvolveu uma plataforma pioneira onde é possível comercializar espaços publicitários em conjunto, com campanhas divulgadas simultaneamente em todos os veículos. São cerca de 65 jornais, de 20 Estados brasileiros, reunindo os principais grupos jornalísticos do país. “Neste universo com tanta profusão de conteúdo, a relevância dos jornais de qualidade nunca foi tão importante. Por isso, o setor se uniu e usa a forma de mídia a seu favor, de maneira conjunta”.

O Gerente de Marketing e Mídia Líder no Itaú Unibanco André Scaciota apresentou como a marca está cada vez mais conectada com os clientes. Ele explica que a estratégia é ouvir o que as pessoas falam e entregar o que querem de produtos e serviços. “Nosso posicionamento passou de ‘eu faço isso para você’, para ‘eu vou construir isso com você’”, comentou. Entender o cliente passa por um filtro de várias áreas do banco, que hoje tem ¼ da população nacional como correntista. “É preciso entender, sofisticar a comunicação para que o cliente se sinta parte daquilo, mas de forma verdadeira. Ser líder tem o bônus de sermos referência e as marcas olharem e buscarem em nós o que seria o melhor caminho, mas também o ônus da responsabilidade de liderar um mercado dinâmico como o financeiro”.