A Pontodesign está em constante evolução e durante a pandemia não seria diferente. Joaquin Fernandez Presas – Owner and Head of Design – está sempre atento as mudanças do mercado. Ele dá cada passo, ou melhor, cada ponto, com estratégia e planejamento. Presas revela que, até o momento, houve um crescimento leve no faturamento da empresa – acima do projetado para este ano. Investindo em tecnologia e melhorando os processos de gestão, Joaquin projeta para 2021 um ano melhor.

 Joaquin Presas

#PONTO A PONTO

A Ponto sempre esteve atenta aos processos e tivemos vários sistemas de gestão desde 2001. Nunca levamos com tanto afinco a importância de melhorar essas áreas na agência, principalmente neste atual momento que exige novas adequações. Sempre gostei de espaço, de sede, aqui é tudo aberto. Com a pandemia e o trabalho remoto a forma de trabalho foi extremamente impactante em termos de fluxo, de processos, de comunicação com nossa equipe. Tivemos que refazer, em muito pouco tempo fazer adequações. Tivemos que nos reinventar como todas as agências e, mesmo longe, ficou ainda mais claro que a gente funciona em grupo. Os principais impactos iniciais da crise foram em termos de processos e produtividade. Tive que contratar mais gente para reforçar o time. Temos 20% a mais de pessoas. Ou seja, estamos trabalhando mais, com uma equipe maior para entregar (em volume de horas) o mesmo trabalho para os nossos clientes. Mas esse aumento não refletiu diretamente em mais faturamento. Sentimos que se já estivéssemos alinhados em termos de processos, a produtividade seria maior, mas não estávamos preparados ou estabelecidos para essa nova forma de trabalho.

#ESTRATÉGIAS DIGITAIS

A agência não é apenas Design, mas Branding, Marketing Digital, Comunicação e Consultoria. O impacto da crise só não foi maior porque o serviço de Marketing Digital representa 65% do faturamento da Ponto. O Marketing Digital na pandemia explodiu. Eu falava em transformação digital desde 2017. Vários clientes, naquele período, não percebiam de fato a importância dessas estratégias. E com o fechamento presencial de alguns pontos de venda em determinados segmentos, alguns clientes rapidamente nos procuraram para acelerar sua área digital, querendo fazer um trabalho digital mais amplo. A partir da crise, desenvolvemos vários projetos para muitos clientes.  Foi a tábua de salvação. Foi de onde conseguiram se relacionar com seus clientes que – de um momento para outro – estavam em isolamento. Um dos exemplos foi o trabalho que desenvolvemos para a Chácara Strapasson. Ativamos o e-commerce do cliente em tempo recorde a empresa chegou a vender 100 mil reais/mês no pico da pandemia. A Strapasson conseguiu manter a demanda que tinha antes da crise e ainda conquistou novos clientes.  Mas foram poucos que não foram impactados. A renda de muitos anunciantes despencou.

#PÓS PANDEMIA

Este ano estava programado para ser muito especial para a agência, pois a Ponto completa 20 anos. Era o ano que eu iria fazer muita festa e muitos eventos de comemorações, mas a pandemia paralisou tudo. Vamos deixar para 2021. Por outro lado, a crise trouxe algumas percepções e necessidades de mudanças em relação a forma que vínhamos trabalhando. Mudanças são necessárias e, nesses anos todos, passamos por algumas reestruturações. Nesta reta final de 2020 e nos primeiros meses do ano que vem iremos nos tornar uma agência melhor porque iremos investir em processos. O ano da pandemia foi muito custoso para a agência, principalmente os meses de maio e julho. O ano está longe de estar bom, mas apostamos que em alguns meses eu consiga ter processos mais efetivos que permitam alçar voos maiores. É difícil fazer previsões, mas a médio prazo (segundo semestre do ano que vem) quero estar 20% acima do que estamos faturando atualmente. Vamos implementar ações para obter ainda mais visibilidade, posicionando a marca Ponto como uma empresa que auxilia os clientes a navegarem melhor no universo digital.