A agência maringaense Sol Propaganda, que completa 27 anos de mercado, continua inquieta e propondo soluções criativas e inovadoras para os clientes. No início do ano, com a primeira onda da pandemia, lançou o vídeo “Jogo da Vida”, com dominós simulando o distanciamento social. A agência produziu uma versão do audiovisual para o Grupo Maringá de Comunicação (GMC) que divulgou nas suas redes sociais. Logo, o vídeo viralizou e foi considerado um dos cinco melhores da semana no mundo, pelo site Adforum. Para o sócio-proprietário e diretor de Criação da Sol, Walter Thomé Junior, a campanha foi a forma de conscientizar as pessoas para o perigo da Covid-19. E o material – mais relevante do que nunca nesse momento – recebeu apoio de outras marcas da região e continua sendo veiculado. Walter, reconhecido por valorizar e impulsionar o segmento da propaganda, afirma nesta entrevista exclusiva – que mesmo diante da crise – foi possível contribuir com o desempenho e desenvolvimento dos clientes com muita parceria. Ele comenta que os desafios fazem parte da evolução.

Walter Thomé Junior

#CRISE E OPORTUNIDADE

O raciocínio é simples: a maioria das empresas se retrai na crise. Com isso, quem é audacioso acaba ganhando importantes fatias de mercado, ainda mais relevantes ao final da recessão. Porém, neste ano da pandemia, especialmente, o choque foi muito grande. Mesmo os empresários com visão de mercado muitas vezes se viram incapacitados de investir – por absoluta falta de recursos. Não foi diferente em nossa região. Os segmentos que mantiveram seu giro continuaram anunciando: supermercados, materiais de construção. Agora há um esboço de retorno de empreendimentos imobiliários. Mas, de um modo geral, houve forte retração nos investimentos publicitários.

#GESTÃO

A gestão da agência e da equipe foi um grande aprendizado ao longo desta crise. A substituição das reuniões presenciais por vídeo-chamadas foi uma novidade a que todos tivemos que, rapidamente, nos acostumar. Foi um novo procedimento com impacto considerável. Descobrimos que é possível continuar a ter desempenho de alto nível, mesmo em Home Office, em que se manteve a oportunidade de surgir aquele estalo, aquela fagulha que pode se transformar em uma grande ideia, uma grande campanha. A principal lição: harmonizando vida profissional e familiar, foi possível contribuir com o desempenho e desenvolvimento de nossos clientes, com muita parceria. Continuamos com o compromisso de entregar resultados: boas ideias, persuasão e vendas com comunicação clara, direta e criativa. Um bom exemplo: o vídeo que criamos, já em Home Office, no início da pandemia, o “Jogo da Vida”, com os dominós. Um material que foi considerado pelo renomado site Adforum como um dos mais criativos do mundo, na oportunidade, sendo reutilizado agora, por várias empresas.

#EVOLUÇÃO

A história da propaganda é feita de adaptações a novas mídias, novos formatos, novas formas de expressão. O digital permeou até as mídias já existentes. As “tradicionais” continuam firmes, porém, buscando incessantemente a inovação, para acompanhar a evolução. O que demora mais para mudar é a “programação” do cérebro humano. Continuamos gostando de ouvir boas histórias. Somos atraídos pela beleza, pelo pitoresco, por desafios. Para hoje e para o futuro, podemos ainda nos basear nas sábias palavras de Howard Gossage (redator americano das décadas de 50 e 60): “Ninguém lê propaganda. As pessoas leem o que é interessante. Às vezes, é propaganda”. Vale para campanhas lidas, ouvidas, assistidas. Nossa função é tornar nossos assuntos (os assuntos de nossos clientes) interessantes, atraentes e vendedores. Sempre.

#ATUAÇÃO

Estamos sempre estudando e buscando nos aprimorar. Vamos investir ainda mais em inovações. Tanto no digital quanto no offline. Também iremos manter a forte atuação nas contas públicas, por conta de nossa vasta experiência e conhecimento acumulado no setor.

Acesse o vídeo “Jogo da Vida” entre os 5 melhores da semana no mundo pelo site Adforum. A animação ficou por conta de Vanderlei Cirino, diretor adjunto de criação e diretor de arte da Sol Propaganda: https://www.youtube.com/watch?v=n2GeKtD4fW8&feature=emb_logo