Completando quase uma década no mercado, a The Youth se destaca não só pela criatividade em fazer filmes, mas pelo seu posicionamento que conquistou grandes marcas. Uma equipe de jovens formada por cineastas, artistas visuais e produtores que cria materiais de impacto com uma visão multicultural e alta qualidade técnica. Eleita Produtora de Video do Ano pelo CCPR (Clube de criação do Paraná) no Festival do 15º Anuário, a The Youth já nasceu voltada para o mundo, sem fronteiras. “Não estamos focados em fazer o que é a última moda, mas sim trazer a nossa bagagem de outros universos que habitamos para dentro da empresa”, comenta o sócio e diretor Eduardo Lubiazi. Na entrevista exclusiva para o Blog, Eduardo diz que o momento pandêmico exigiu reestruturações, mas que a atividade não foi paralisada, pois a produtora atende clientes que atuam em diversos segmentos.

Olhar criativo

Câmera expressa posicionamento: Liberdade de criação e constante busca pela autenticidade nos filmes – Foto: Edi Alves Pereira


#PROCESSO CRIATIVO

Acredito que não existe um processo fechado na The Youth, mas sim um objetivo de sempre construir peças que sejam marcantes na sua narrativa e tenham muito primor e refinamento visual. Acho que o processo sempre se adapta para chegar no objetivo traçado dentro do contexto que quase nunca é favorável no sentido de prazo ou verba. Acho que essa é a realidade atual não só nossa, mas de todos que buscam fazer trabalhos criativos para a indústria.

#IMPACTO DA PANDEMIA

A refração é muito conectada com os clientes que você é acostumado a atender. Depende do desempenho deles se as produtoras sentem a crise ou não. Nós conseguimos ter uma carteira variada, assim, alguns deixaram de investir, mas outros até dobraram seus projetos de audiovisual. E, sim, tivemos que ter inúmeras adaptações para seguir em frente. Centenas de protocolos em set de gravação e uma nova dinâmica homeoffice para os departamentos fixos da produtora, como: edição, finalização e coordenação.

#SEM FRONTEIRAS

Acho que essa característica acompanha a nossa geração. É algo cultural. Portanto reflete na forma como a gente cria e pensa em cada projeto. É algo orgânico e não planejado.

#NARRATIVA

Uma história é o que sempre vai gerar interesse, porém, isso não precisa estar num formato padrão. Começo, meio e fim. Arco do herói. Muitas vezes uma simples foto conta uma história. A iluminação de uma cena pode trazer a narrativa inteira sem que a gente precise de um formato padrão de roteiro e hoje em dia acho que isso é mais relevante do que nunca.

#BAGAGEM

Acredito que a The Youth durante seus quase 10 anos tem buscado achar sempre a sua forma de fazer as coisas e de se expressar. Não estamos focados em fazer o que é a última moda do mundo, mas sim trazer a nossa bagagem de outros universos que habitamos para dentro da empresa, para dentro da cultura das pessoas que trabalham aqui. Criar uma forma nova de ser autêntico e justo dentro de um mercado que força sempre o contrário disso. Espero que possamos seguir vencendo a maior parte das batalhas para chegar nesse objetivo.