A segurança da informação será o foco de investimento para 53% das organizações nos próximos 12 meses, seguida por adequação à Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais – LGPD – (51%), analytics e Big Data (37%) e migração de aplicação para a nuvem (22%). É o que revela a sétima edição do IT Snapshot. O estudo, divulgado pela Logicalis, visa acompanhar as tendências e prioridades da área de Tecnologia da Informação (TI). Os dados apontam que, apesar de 41% dos negócios terem o budget da área de TI afetado pela pandemia da Covid-19 no ano passado, as perspectivas para 2021 são positivas: 55% dos executivos esperam que o orçamento seja maior quando comparado ao planejado para 2020.

De acordo com a pesquisa, entre as tecnologias que permitem o trabalho remoto, as que mais cresceram em 2020 foram as soluções específicas de segurança relacionadas ao trabalho remoto, implementada emergencialmente por 25% dos entrevistados, plataformas de videoconferência, adotadas por 22% dos respondentes e de colaboração em nuvem, apontadas por 19% dos executivos ouvidos. A expectativa é que essas soluções continuem a apresentar crescimento, ainda que em ritmo mais lento, já que estão mais consolidadas.

“Temos observado que a tecnologia vem ganhando importância cada vez maior no cotidiano das empresas e dos profissionais. Por isso, neste relatório, tentamos abranger alguns temas recentes para os executivos brasileiros, como LGPD e ferramentas para minimizar os impactos da COVID-19, e, assim, mostrar uma fotografia ampla da adoção de tecnologia nas empresas do país”, comenta Yassuki Takano, diretor de Consulting Services da Logicalis.

O estudo indica que de 2018 para 2021, a utilização de data analytics cresceu 28%, passando de 15% para 43% o total de empresas que utilizam a solução. A perspectiva é que a adoção siga em trajetória de crescimento, já que 12% das organizações afirmaram estar em processo de implementação e 27% dos respondentes revelaram que devem adotar essa de tecnologia nos próximos meses. Quando perguntados dos quais as áreas mais beneficiadas pelo uso de analytics e inteligência artificial, os respondentes indicaram em primeiro lugar as áreas relacionadas a desenvolvimento de negócios (comercial, vendas), com 57%, seguidas das áreas de operações, atendimento ao cliente e administrativo-financeiro, com 36%, 32% e 30%, respectivamente.

A pesquisa revela ainda que a cloud é outra tecnologia que vem ganhando espaço. Até fevereiro de 2021, 24% das empresas tinham realizado a migração da infraestrutura e aplicações para a nuvem, 28% estavam em estágio avançado e 25% apenas possuíam planos. Em relação às soluções mais adotadas pelas empresas na nuvem, é possível identificar diferentes níveis de migração: soluções de colaboração e de produtividade já foram migradas em um grande percentual (86% e 78%, respectivamente), infraestrutura e aplicações em SaaS têm, respectivamente, 50% e 47%, e outras aplicações e plataformas, como PaaS e serviços gerenciados, têm níveis de migração abaixo de 40%. Nos próximos meses, outros serviços devem se destacar, como Disaster Recovery (DR) na nuvem, citado por 31% dos entrevistados e aplicações em SaaS (ERP, CRM etc), destacado por 20% dos executivos consultados. O estudo completo está disponível em: https://imagine.la.logicalis.com/pt-br/logicalis-it-snapshot-2021.