Divulgação – Recuperação contribui para os ciclos de treinamento mais intensos

Em ciclos de treino para provas mais longas, a recuperação muscular se torna uma parte importante do processo de treinamento para atletas amadores

Ao entrar em um ciclo de treinamentos para provas mais longas ou para ganhar velocidade e reduzir tempo, é preciso ter em mente que serão meses de preparação física e psicológica para aguentar este desafio. Em geral, os profissionais da corrida falam que, para uma maratona, o período de treinamento deve durar pelo menos 3 meses, considerando uma pessoa já treinada e acostumada ao exercício físico. Da mesma forma, os 21 quilômetros também exigem um período de adaptação para os atletas, com a inclusão de treinos mais longos e de aumento de velocidade, como os tiros.

Para quem já passou por esses ciclos, sabe que o descanso e a recuperação são extremamente importantes para superar os desafios relativos ao volume de treinos, com os sempre desafiadores longões, e o fortalecimento necessário para que a musculatura seja capaz de suportar o tranco das provas-alvo.

Em alguns casos, o corredor pode sentir a necessidade de um trabalho mais profissional, realizado por fisioterapeutas e clínicas especializadas, para soltar a musculatura e dar continuidade à rotina de treinos. O blog conversou com o fisioterapeuta Gabriel Amorim Ramos, da Four Fisio, a respeito da recuperação.

Tratamento com theragun propicia alívio das dores e recuperação muscular

Blog: Como funciona o trabalho de recuperação de atletas?

Gabriel Amorim: Uma das propostas da nossa clinica é proporcionar o Recovery para atletas amadores e profissionais. O Recovery é uma terapia composta por um conjunto de técnicas que são capazes de reduzir os sintomas causados pela fadiga e acelerar o processo de recuperação muscular. Em nossa clínica, temos um espaço moderno e exclusivo para a realização dessas técnicas.

Blog: Qual a importância deste cuidado nos ciclos de treinamento dos amadores?

GA: A fadiga muscular é um sinal comum após treinos exaustivos de qualquer praticante de atividade física, seja amador ou profissional. Sabemos que a fadiga é um fator de risco para lesões e de diminuição de performance, logo o Recovery vem para minimizar esses sinais de fadiga e, sendo colocado em uma periodização de treinamento, o atleta tende a diminuir o risco de lesões e aumentar o seu desempenho, por sempre estar em suas melhores condições físicas durante os treinos.

Blog: Em ciclos para provas mais longas, como meias e maratonas, como o recovery auxilia no treinamento?

GA: Em ciclo de provas dessa característica, podemos ter treinos bem exaustivos. Se o recovery for realizado após essas sessões de treinamento, vai preparar melhor os praticantes de corrida para o próximo treino. Ou seja, dentro de uma periodização vai minimizar a queda de performance devido ao cansaço muscular, fazendo com que os treinos rendam mais.

Blog: Quais os tipos de equipamentos e tratamentos são usados?

GA: Temos várias modalidades terapêuticas para acelerar essa recuperação muscular, as botas pneumáticas são um recurso moderno, utilizado nos principais centros esportivos do mundo e temos na nossa clínica. As botas criam pressão em diferentes áreas, proporcionando a drenagem dos marcadores de fadiga e aumento do fluxo sanguíneo. Outro recurso é a liberação miofascial, com o objetivo de relaxar o músculo. Ela pode ser feita de forma manual (massagem desportiva) ou com um aparelho de terapia vibratória. E, por fim, temos um eletroestimulador, também com a função de “soltar” a musculatura e minimizar os sinais de fadiga.

Bota de compressão é uma das possibilidades oferecidas

Tem alguma dúvida sobre a recuperação muscular? Sobre os treinos de corrida? Entre em contato conosco!