Foto: Levy Ferreira/SMCS

A tradicional Maratona de Curitiba, que acontece desde 1997, já tem data marcada para retornar: 20 de novembro de 2022. Atletas do Brasil e de outros países vão correr pelas ruas da capital paranaense, após dois anos de paralisação devido à pandemia.

A corrida será organizada pela Associação Pro Correr de Incentivo ao Esporte, vencedora do chamamento público feito pela Secretaria Municipal do Esporte, Lazer e Juventude (Smelj). As inscrições para a prova vão começar em junho.

O prefeito Rafael Greca tratou do tema, nesta terça-feira (26/4), com representantes das empresas Global Vita, Procorrer e Sportion e da Associação Brasileira dos Organizadores de Corrida de Rua e de Esportes Outdoor (Abraceo).

Segundo os organizadores, a expectativa é que a Maratona de Curitiba reúna de 12 mil a 14 mil atletas do Brasil e de outros países com tradição de maratonistas. A premiação será a maior do país para uma corrida de rua em 2022, totalizando R$ 192 mil em prêmios. O primeiro colocado vai receber R$ 40 mil. 

Turismo

Greca explicou que a Maratona de Curitiba também vai movimentar o turismo, com a ocupação dos hotéis pelos atletas que virão para a cidade. Uma feira esportiva será feita na semana que vai anteceder a prova. A Maratona de Curitiba terá provas de 42 km, 10 km e 5 km.