Não há duvidas de que o Marketing Digital é a forma mais eficiente e mais barata que as empresas tem encontrado para aumentar vendas e presença de mercado.

Mas é fato que muitas não conseguem encontrar o caminho certo do investimento com retorno enquanto outras atingem exatamente os clientes que desejavam.

Analisando cada caso de sucesso e também de insucesso de investimento em Marketing Digital, é possível identificar um padrão de prática que leva as empresas a terem resultados acima da média da maioria.

E isso se da pela escolha da melhor mídia para concentrar seus investimentos. Neste artigo, vamos abordar com uma empresa pode escolher estrategicamente a melhor mídia para concentrar suas ações de Marketing, sem que demande a contratação de uma Agência de Marketing Digital para isso.

 

 

1 – O público é quem define

A base para tudo é entender que a melhor mídia para executar as ações de Marketing Digital de uma empresa não é a que a própria companhia define como sendo a melhor, mas sim a mídia onde há a maior concentração de potenciais clientes da empresa.

Isso quer dizer que sua empresa precisa ter muito bem definido qual o público-alvo deseja atingir antes mesmo de iniciar qualquer campanha de Marketing Digital.

E isso vai desde informações demográficas, como sexo, faixa etária, região geográfica e outros até informações a respeito de comportamento e emocional.

A vantagem das ações no meio digital é que existem muitas ferramentas para avaliação de público, o que pode dar informações preciosas antes de definir qualquer ação.

 

2 – A Jornada de Compras é fundamental no processo

Um outro conceito importante de Marketing e vendas é a jornada de compras.

Todo consumidor passa por todos os estágios da jornada de compras antes da venda ocorrer. Alguns passam de forma mais rápida enquanto outros passam de forma mais demorada.

E os estágios da jornada são: Tranquilo, Incomodado, Pesquisador, Comparador, Comprador e Avaliador.

A definição destes estágios é:

  • Tranquilo: É o consumidor que tem um problema mas ainda não sabe que possui este problema;
  • Incomodado: É o consumidor que já descobriu que tem um problema mas ainda não foi atrás de uma solução;
  • Pesquisador: É o consumidor que já se incomodou com um problema e já esta em busca de uma solução;
  • Comparador: É o consumidor que já encontrou soluções e agora esta comparando quais vantagens e desvantagens de cada uma;
  • Comprador: É o consumidor que acabou de tomar uma decisão de compra e esta pronto para efetuar a aquisição;
  • Avaliador: É o consumidor que já recebeu o produto ou serviço comprado e agora irá avaliar;

 

3 – Mas porque isso influencia na escolha da Mídia?

A resposta é simples, se o público-alvo de sua empresa tem maior concentração no estágio de compra tranquilo ou incomodado, fatalmente o Google não é uma boa opção de mídia.

Isso porque nestes dois estágios o consumidor não esta procurando pelo produto ou serviço, ou seja, não esta no Google.

Agora se o público-alvo de sua empresa encontra-se em maior concentração dos estágios 3 ou 4, fatalmente o Google é a opção mais viável, pois estes mesmos consumidores estão nas redes sociais porém no Google eles estão mais segmentados.

Em linhas gerais, como mencionei no primeiro tópico, o público-alvo de sua empresa é quem irá definir a melhor mídia para concentrar a maior parte dos investimentos.

 

4 – O Custo

Um outro aspecto muito importante para que uma empresa tome a decisão correta quanto a mídia onde deve realizar seus investimentos, é o custo de cada uma.

É preciso fazer uma avaliação detalhada de quanto será necessário investir em cada uma delas.

O Google, por exemplo, oferece uma ferramenta chamada Planejador de palavras-chave, onde é possível ter uma previsão de quanto será necessário investir para cada clique nos anúncios, embora isso tenha uma variação.

Outra forma de Links Patrocinados, são os anúncios nas redes sociais.

Ao acessar os anúncios do Facebook, é possível ter uma ideia de exposição para um determinado valor investido.

No Linkedin, sua empresa também consegue ter uma previsão de quantas pessoas é possível impactar com uma determinada quantia em valores.

No geral, o Linkedin é a mídia onde o anúncio costuma ter preço mais elevado, porém a segmentação é a melhor de todas pois a rede social possui informações estratégias de seus usuários.

 

Seguindo estas análises, sua empresa poderá ter as ações de Marketing Digital muito mais efetivas com o menor investimento possível.