Infelizmente, a maioria dos brasileiros ainda não dá a devida atenção à sua saúde financeira. 

São muito comuns maus hábitos como não manter um controle dos gastos, estourar o limite de crédito, acumular dívidas, contratar empréstimos com juros altos, etc. 

Se investíssemos um pouco mais do nosso tempo e energia aprendendo conceitos importantes de educação financeira, certamente usaríamos melhor nosso orçamento e passaríamos por menos dificuldades.

É por isso que, neste artigo, trataremos de alguns dos principais conceitos ligados às finanças pessoais. Entenda como eles se aplicam em nossas vidas e como é possível usar a educação financeira a nosso favor.

Cuidando das finanças pessoais: benefícios no longo prazo

A desatenção dos brasileiros à sua saúde financeira pode ter diversas causas. 

Por um lado, vivemos rotinas tão atribuladas que acaba sobrando pouco tempo e disposição para tratar deste assunto. Até porque, na maioria das vezes, não é um assunto que podemos considerar agradável.

Mas negligenciar o funcionamento das nossas finanças e outras questões financeiras importantes pode ter consequências sérias. 

Uma das mais comuns é o endividamento, que é quando perdemos o controle sobre uma ou mais dívidas e acabamos com o nosso nome inscrito em órgãos de proteção ao crédito, como SPC e Serasa. 

Mas há outra consequência, talvez ainda mais grave, que é a perda de liberdade financeira. Ou seja, deixamos de concretizar sonhos ou de ter uma vida confortável porque não conseguimos administrar bem nosso dinheiro.

O planejamento e a educação financeira podem, portanto, trazer benefícios no curto e no longo prazo. 

No curto prazo, podemos nos livrar das dívidas e ter um pouquinho a mais de folga no orçamento a cada mês. 

No longo prazo, podemos acumular patrimônio através de poupança, investimentos ou empreendimentos, o que pode nos levar à tão sonhada liberdade financeira. 

Isto, no entanto, requer paciência, disciplina, visão de longo prazo e, claro, conhecimento sobre os principais conceitos financeiros.

Conceitos sobre finanças que todos deveriam conhecer

As finanças podem parecer um “bicho de sete cabeças” para muitos, mas elas podem ser resumidas em alguns conceitos principais de grande importância e eficácia sobre o nosso bem-estar. É sobre isso que falaremos a seguir.

Sem planejamento não se chega muito longe

O planejamento financeiro é um conceito chave quando se trata de finanças pessoais. 

Quando usamos nosso dinheiro sem planejamento é muito grande a chance de cairmos em dívidas e de experimentarmos uma perda de bem-estar. 

Por isso, é recomendável manter um controle constante sobre o nosso orçamento e se planejar sempre que for fazer um novo gasto.

Especialmente no caso de algum gasto grande, de um empreendimento ou investimento, o planejamento se mostra ainda mais essencial. 

Isso se aplica à compra de um carro, à abertura de uma empresa ou à aquisição de um título financeiro, por exemplo. É preciso pesquisar pelas diversas opções de mercado, entender o custo de oportunidade e avaliar como o gasto ou investimento se encaixa dentro do nosso orçamento.

O planejamento também se mostra necessário com relação às despesas fixas, especialmente as dívidas parceladas, como empréstimos. Antes de contrairmos este tipo de dívida, precisamos nos planejar para quitar as parcelas regularmente, para não ficarmos endividados.

É preciso entender a forma como gastamos o dinheiro

A base de um bom planejamento financeiro é o controle sobre os gastos. Isso deve ser feito através do registro constante dos gastos em uma planilha ou aplicativo voltado para esse fim. 

Essa última opção, inclusive, é altamente recomendada, pois o registro das movimentações no seu orçamento é feito com muito mais facilidade, às vezes até de forma automática.

Registrando os gastos, você consegue entender para onde está indo seu dinheiro e que tipo de alterações precisam ser feitas para promover uma melhor alocação e alcançar as metas que você estipulou, como poupar determinada quantia todo mês ou quitar as parcelas de uma dívida.

Objetivos são essenciais

Sem objetivos definidos é difícil chegar a algum lugar. Com relação às suas finanças pessoais, isso é ainda mais verdade. Os seus objetivos ou metas devem ser a bússola de todo o seu orçamento e, portanto, do seu planejamento financeiro.

É importante que os seus objetivos sejam realistas, que caibam dentro da sua realidade financeira. 

Por outro lado, também é importante que os seus objetivos representem a sua vontade e os seus sonhos.

O longo prazo também merece atenção

Devido à importância de contemplar seus sonhos e projetos de vida, os seus principais objetivos devem estar relacionados ao longo prazo. 

Eles devem ser escolhidos com cuidado, pois determinarão os seus objetivos de curto ou médio prazo. Ou seja, suas atitudes financeiras hoje vão determinar suas conquistas no futuro.

Por exemplo, caso você decida adquirir um automóvel, deverá se planejar para cumprir essa meta dentro de um determinado tempo. 

Se escolher financiar o carro, suas metas de curto prazo seriam pagar as parcelas do financiamento em dia, o que certamente exigiria uma readequação das suas finanças.

É preciso estar preparado para emergências

Emergências podem ocorrer a qualquer momento, sem sabermos de antemão. E quando elas ocorrem, frequentemente somos obrigados a despender grandes quantias de dinheiro. Vem daí a importância de estar financeiramente preparado para situações de emergência.

A melhor forma de fazer isso é criando uma reserva de emergência. Devemos ajustar nosso planejamento financeiro de modo a economizar certa quantia todo mês e acrescentar à nossa reserva, que deve ser acessível para ser usada quando necessário. 

Lembrando que a reserva deve ser realmente de emergência, e não para ser usada com qualquer despesa.

Conhecimento pode transformar sua vida financeira

O conhecimento sobre finanças pessoais é de grande importância para todos, não importando o nível de renda. Recomendamos estar sempre atualizado sobre o assunto e ir bem além dos conceitos básicos que apresentamos aqui.

Se você deseja aprofundar seu conhecimento sobre finanças, o Juros Baixos pode te ajudar. Além dos conteúdos aqui no blog, você pode conferir nosso canal no YouTube ou fazer um de nossos cursos gratuitos.

Metadescription:

Esses conceitos são essenciais para quem deseja economizar, investir, empreender ou se livrar das dívidas.