Quando é a hora de buscar novos desafios no mercado de trabalho é impossível não ser inundado por muitos questionamentos? Se você tem ou quer ter seu próprio negócio com certeza já se perguntou em algum momento qual a melhor maneira de começar, onde fixar um espaço, qual o valor de investimento inicial, se é necessária uma equipe, quais equipamentos são indispensáveis, entre muitas outras dúvidas. A verdade é que só quem já passou por esse momento sabe o que é.

 

Se você é arquiteto, pensa em abrir seu próprio escritório e está cheio de dúvidas de como começar: pegue papel e caneta e anote as dicas que separamos especialmente para você. Do ambiente físico à melhor impressora para o seu negócio, confira 6 dicas de como montar um escritório de arquitetura completo.

 

  1. Comece pelo início: faça o seu registro profissional

Esse é o primeiro passo para quem quer começar no mercado de trabalho. Para ter credibilidade e, principalmente, poder exercer seu papel na profissão, todo arquiteto precisa realizar o seu registro profissional junto ao órgão competente. Procure no seu estado o Conselho de Arquitetura e Urbanismo e regularize sua situação. 

 

  1. Faça uma pesquisa de mercado e entenda como será seu dia a dia 

Ninguém melhor para entender as suas dores e suas dúvidas do que os colegas que passam ou já passaram pelas mesmas situações. Fale com ex-professores, amigos, colegas de profissão e entenda um pouquinho mais de como é esse dia a dia. Além disso, você também poderá ter uma noção das principais prioridades iniciais. 

 

  1. Seu ambiente de trabalho também será um portfólio

Não tem jeito: o projeto de arquitetura da sua empresa será o primeiro contato dos seus clientes com o seu trabalho. Por isso, invista em um local de fácil acesso ao seu público alvo e capriche no ambiente onde você vai receber clientes, parceiros e fornecedores. A primeira impressão é a que fica, por isso além do visual, um lugar bem equipado faz toda a diferença.

 

  1. Entenda como projetar um valor de investimento base

A projeção de investimento não é um valor final, ele serve para você planejar o quanto provavelmente precisará para começar seu escritório. Além do espaço, aqui é importante incluir gastos como a compra de equipamentos prioritários e tudo que é importante para o funcionamento deles. Por exemplo, ao comprar uma impressora para o seu negócio é importante entender que você vai precisar imprimir materiais em pequenos e grandes formatos, para isso o ideal é buscar pelos modelos plotter HP que são multifuncionais.

 

Ainda trazendo a impressora como exemplo, é válido entender também que tipo de produtos são necessários para fazer seus equipamentos trabalharem da melhor maneira possível – evitando gastos extras. Nesse caso, o uso de cartuchos HP e demais suprimentos originais são a garantia de economia e bons resultados de entrega. 

 

  1. Quais são os equipamentos necessários para um escritório de arquitetura?

Alguns equipamentos são imprescindíveis para o bom funcionamento e otimização do dia a dia de um escritório de arquitetura. Além do computador ou notebook com bons processadores, que sejam capazes de rodar os programas de desenho necessários sem grandes dificuldades, um tablet também pode ajudar na hora de visitas externas a obras e clientes. Mas, nem sempre a tecnologia poderá dar conta de tudo. Para arquitetos, engenheiros e outros profissionais da área, a impressora plotter acaba se tornando um artigo importante. 

 

A impressora plotter faz impressões em grande escala, levando para o papel os projetos que você vai desenvolver para seus clientes. Esse material, muitas vezes, precisará ser compartilhado com outros profissionais e até órgãos públicos e de fiscalização. Por isso, adquirir sua própria impressora HP garante mais agilidade e economia, visto que o produto conta com sistemas de alta tecnologia para realizar impressões. 

 

Mas se engana quem pensa que as impressoras plotter HP ocupam muito espaço ou que só fazem um tipo de impressão. Hoje em dia, com a grande variedade de modelos no mercado já é possível adquirir uma plotter multifuncional para o seu ambiente com tamanhos mais compactos e design sofisticado.