Estar dentro de um carro durante os meses mais quentes do ano definitivamente não é uma sensação agradável e, além disso, a exposição excessiva aos raios UVA e UVB pode causar uma série de problemas de saúde. Felizmente, existem alternativas no mercado disponíveis que visam melhorar essa situação e uma delas é o insulfilm transparente.

Cresceu bastante o número de motoristas que decidiram instalar o insulfilm, também conhecido como película automotiva, como uma forma de tentar equilibrar a temperatura interna do seu veículo e diminuir a entrada de raios ultravioleta. Mas, antes de decidir pela instalação dessa película, é importante saber mais sobre esse produto.

Quer saber mais sobre o insulfilm transparente, suas vantagens, desvantagens e como ele deve ser? Preparamos um artigo sobre o tema. Boa leitura.

O que é insulfilm transparente?

O insulfilm transparente (também conhecido como película automotiva) é uma película que será colocada sobre os vidros do veículo cujo objetivo é diminuir a entrada dos raios UVA e UVB, que podem ser nocivos tanto ao motorista quanto aos passageiros. Além disso, a exposição excessiva ao sol também pode danificar o interior do carro.

Colocar uma película automotiva também pode reduzir significativamente a temperatura no interior do automóvel, o que torna a viagem bem mais agradável. Vale ressaltar que nem todo insulfilm possui proteção contra os raios ultravioleta. Para obter essa proteção, é necessário procurar um profissional de confiança e materiais de qualidade.

Existem películas transparentes fabricadas nos mais diversos materiais e com as mais variadas tecnologias. Elas são feitas com materiais não-metálicos. Os mais comuns são o carbono e a cerâmica.

Quais são as vantagens do insulfilm transparente?

Quando se fala em insulfilm, é comum que muitas pessoas pensem imediatamente naquelas películas escuras cobrindo o vidro dos veículos e alterando completamente a sua aparência original. Felizmente, existe também a versão transparente do produto, que oferece uma série de vantagens. Veja a seguir!

É mais seguro

De nada adianta gastar dinheiro colocando um acessório em um automóvel com o objetivo de diminuir o calor ou até mesmo se sentir menos exposto, mas acabar afetando a visibilidade, não é mesmo?

O insulfilm transparente não afeta em nada a visibilidade do motorista e nem a visibilidade dos demais condutores, pedestres e até mesmo de policiais. Além disso, por ser feito de um material de qualidade, as chances de se descolar são mínimas comparadas às outras películas de material inferior.

Uma película automotiva também reduz os riscos do vidro se estilhaçar, caso haja algum choque.

Protege contra o calor e os raios UVA e UVB

Uma das maiores vantagens da película automotiva é a proteção contra os raios ultravioleta e a diminuição da temperatura interna do veículo. Assim, além de o interior do automóvel ficar bem mais agradável para os motoristas e passageiros, também será possível ligar o ar-condicionado com menos frequência, o que economiza combustível.

Além disso, a exposição excessiva aos raios de sol e ao calor não são nocivos somente às pessoas. O interior do carro também pode ser danificado por eles. O painel e os bancos de couro, por exemplo, são as partes mais afetadas pela exposição ao sol e ao calor. Colocar uma película transparente pode ser uma alternativa interessante para esse problema.

Não altera a aparência original do veículo

Nem todo mundo gosta daquelas películas escuras cobrindo os vidros de um automóvel por alterarem a aparência original dos automóveis. Alguns modelos também não combinam com um vidro mais escuro.

Logo, o insulfilm transparente é uma excelente opção nesses casos, pois não muda em nada a aparência do carro. Após a sua instalação, ele fica praticamente imperceptível.

Não infringe as normas de trânsito

Os insulfilm mais escuros podem trazer uma sensação maior de segurança a algumas pessoas, pois quem está de fora não consegue ver o que se passa dentro do veículo. Nenhum problema quanto a isso, não é? Errado! De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), as películas devem possuir um grau de transparência.

Transitar com um veículo com películas mais escuras que as permitidas pela lei é considerado como uma infração grave e o condutor que for pego dirigindo nessas condições levará 05 pontos na carteira e ainda terá que pagar uma multa.

Quais são as desvantagens da película automotiva transparente?

A instalação de um insulfilm transparente não altera em nada a visibilidade de um veículo. Nem a visibilidade do motorista, dos passageiros e nem a de quem está de fora do automóvel e isso pode ser uma coisa ruim.

Algumas pessoas tendem a se sentir meio expostas quando dirigem em um carro com película transparente, pois visualmente falando, é como se não houvesse insulfilm nenhum. E isso em alguns lugares mais movimentados e perigosos pode ser um problema, pois qualquer pessoa poderá enxergar o motorista e os pertences que foram deixados dentro do carro.