Dominar algumas das estratégias de marketing digital para aumentar as vendas pode ser o grande diferencial do seu negócio. 

 

Nos últimos tempos, as empresas, independentemente do porte, têm buscado formas de aumentar as vendas.

 

Com as pessoas cada vez mais conectadas, os meios digitais têm um papel importante nas vendas. Para isso, dominar algumas técnicas de marketing digital se tornou questão de sobrevivência para os negócios.

O papel do marketing digital para o sucesso das vendas

As ações de marketing digital bem elaboradas permitem descobrir novos leads (potenciais clientes) para os negócios, possibilitando que as vendas aumentem.

 

As decisões de compra dos clientes modernos passam pelos meios digitais. Sendo assim, é fundamental fortalecer a presença nesses meios para expor a empresa de forma adequada e constante, permitindo a captação de novos clientes.

 

Realizar boas vendas não se trata apenas de conquistar novos clientes, mas de utilizar estratégias que ajudam a recuperar clientes antigos, ter novos e conseguir fidelizar todos.

 

Para os processos de fidelização, os investimentos costumam ser mais baixos, o que ajuda a criar um bom fluxo de caixa para os negócios.

Estratégias de marketing digital para vendas

O marketing digital envolve diversas ferramentas e tarefas que podem ser utilizadas para melhorar os fluxos e o resultado das vendas, além de poderem ser aplicadas para diferentes objetivos, como:

 

  • Aumento do tráfego do site;

  • Geração de leads

  • Fortalecimento da marca;

  • Conversão dos visitantes em leads

  • Geração de vendas.

 

Ao final, a qualidade em cada uma dessas etapas resultará em boas vendas e experiências, possibilitando a fidelização dos clientes.

 

Isto posto, para cada objetivo é possível definir uma estratégia que pode ajudar a marca, fortalecendo a presença no ambiente digital. Com as metas e objetivos definidos, os profissionais podem pensar nas melhores ações para obter os resultados esperados.

 

Alguns exemplos de estratégias que podem ajudar nas vendas são:

  1. Inbound marketing

Quando se fala em marketing digital é quase impossível não pensar no inbound marketing. Conhecido popularmente como marketing de atração, esse método consiste em ter o cliente como foco principal das ações, visando promover a procura desses usuários pela marca.

 

O grande objetivo é chamar atenção das pessoas e construir um bom relacionamento por meio da produção de conteúdo relevante (e-books, podcasts, vídeos, postagens em blogs e redes sociais), entre outros.

 

Os materiais entregues aos leads precisam ajudá-los em suas necessidades, agregando valor. 

 

Para conseguir isso é fundamental ter a persona (representação do cliente ideal) e jornada de compra bem definidas.

 

O inbound possui cinco etapas: atrair, converter, relacionar, vender e analisar.

  1. Marketing de conteúdo

A produção de materiais relevantes tem relação com o marketing de conteúdo, uma das estratégias que sustenta o inbound marketing e proporciona boas experiências aos potenciais clientes e educa essa audiência.

 

Mas, afinal, o que é marketing de conteúdo efetivamente?

 

Basicamente, essa é uma metodologia que consiste em produzir conteúdos para atrair novos clientes, educar a audiência, além de ajudar a ter um relacionamento de confiança e autoridade que ajuda no momento de decisão da compra.

 

Isso porque os conteúdos auxiliam os consumidores a sanarem suas dúvidas, podendo apresentar soluções, entreter, além de criar valor.

  1. SEO

O SEO (Search Engine Optimization) é uma estratégia importante no marketing digital. 

 

Essa técnica consiste em um conjunto de ações que atuam na otimização das páginas, sites e blogs na web, ajudando a ter um bom ranqueamento nos buscadores como Google, Bing e Yahoo.

 

Com o uso do SEO on e offpage, os profissionais podem obter bons resultados, proporcionando uma experiência interessante aos usuários.

  1. Anúncios pagos

Os anúncios pagos podem ser considerados para otimizar as estratégias de marketing, já que podem ajudar nas vendas e no alcance de um público segmentado de forma mais ágil.

 

As principais plataformas que podem ajudar na criação de mídia paga são:

 

  • Google Ads;

  • Facebook Ads;

  • Instagram Ads;

  • Linkedin Ads;

  • Twitter Ads;

  • Youtube Ads.

 

Essas ferramentas permitem segmentar o público que receberá o anúncio conforme a persona criada para o negócio e o valor disponível para a campanha.

 

Os anúncios são estratégias que exigem maior investimento, mas em compensação geram excelentes resultados.

  1. E-mail marketing

Com essa estratégia é possível transformar um visitante do seu site em lead para manter um bom relacionamento até torná-lo um cliente efetivo.

 

Para isso, as empresas podem investir em ferramentas de captação de leads como formulários e landing pages, obtendo os dados de contato em troca de conteúdos de valor.

 

Com isso, é possível ter dados para utilizar o e-mail marketing para nutrir os leads de forma adequada até o momento de compra.

  1. Redes sociais

As redes sociais são ótimos canais para as empresas colocarem em prática as suas estratégias de marketing digital, possibilitando segmentar o público, além de ter uma boa relação graças às interações facilitadas e formatos diversos de conteúdo como stories, comentários, compartilhamento, entre outras.

 

As redes sociais são ótimas para as marcas se comunicarem com o seu público, entender tendências de mercado e consumo.

 

Existem muitas estratégias que podem ser utilizadas nesses canais de comunicação como o social selling e outras que ajudam na divulgação de produtos e serviços da empresa.

  1. Promoções, remarketing e gatilhos

Já quando o assunto é recuperar clientes e inseri-los novamente em uma jornada de compra, outras ações podem ser realizadas para efetivar a venda.

 

Em alguns casos a persona já está nutrida e já considerou o produto como uma solução para o seu problema. Contudo, por diferentes motivos, após chegar na etapa de compra, não concluiu o check-out. Isso pode se dar por formulários extensos, distrações ou reconsideração.

 

Neste sentido, recorrer ao uso de promoções e de gatilhos corretos no remarketing, uma ação voltada para fazer marketing “novamente” para o usuário, o leva a lembrar do carrinho, por exemplo, e a concluir o processo devido às vantagens agregadas.

 

Geralmente, o remarketing se dá por e-mail, mas é possível utilizar outros canais, como mensagens e até ligação, para compreender realmente o que impossibilitou a venda e oferecer soluções personalizadas.

 

Deste modo, conhecer algumas estratégias de marketing digital dentre as diversas opções e colocá-las em prática conforme os objetivos da empresa é o caminho para aumentar as vendas e o sucesso dos negócios.