Ficamos muitas vezes chateados com a situação de mau cheiro, pois atrapalha nossa rotina e se torna mais uma dor de cabeça. Mas já pensou o motivo do esgoto feder tanto? Por qual razão tanto mau cheiro é exalado de lá?

 

Neste artigo, entenda um recorrente problema de mau odor exalado dos esgotos, ralos, pias e caixas de gordura.

 

Somos uma desentupidora que vai além de problemas de entupimento. Caso você esteja passando por problemas de mau cheiro advindos de seus ralos, pias, tanques ou esgoto, saiba que podemos ajudar você eliminando odores desagradáveis!

 

Por qual motivo o esgoto exala mau cheiro?

O cheiro ruim é muito desagradável, ainda mais quando se instalou em parte do imóvel. Mas querendo ou não, esse não é um problema incomum do mundo moderno.

Para solucionar essa situação, é preciso saber a causa do mau cheiro. Mas a título de curiosidade, você sabe o motivo do esgoto ser mau cheiroso?

 

O encanamento de vários dos lugares da casa costuma ser de onde os maus odores se originam. Instalações inadequadas na rede de esgoto, ou acúmulo excessivo de resíduos podem ser as principais causas.

 

No momento da construção ou da reforma de sua residência, é importante tomar cuidado com o encanamento. Todo o processo do aparato sanitário deve ser feito com profissionais qualificados.

 

É de extrema importância a instalação correta da rede de esgotos no seu imóvel. Porém, os hábitos dos moradores também são muito relevantes. Restos de comida, cigarros e até preservativos podem levar a problemas no seu encanamento, as vezes até transbordando. A passagem de esgoto não pode nunca ser obstruída, ou o mau cheiro acabará subindo.

 

Como combater o mau cheiro dentro de casa?

 

É recomendado pelos órgãos regulamentadores a instalação adequada de alguns componentes dentro de casa para preservar o meio ambiente e a saúde dos moradores e vizinhos. Entre esse itens estão:

 

Sifões: Eles são colocados nos ralos das pias, tanques e semelhantes, levando o fluxo de água para o esgoto e barrando o mau cheiro.

 

Caixa sifonada: Ela é responsável por coletar todas as saídas em direção a rede sanitária, como por exemplo os ralos da cozinha, do box, etc. Eles então são levados para essa caixa sifonada.

 

Caixa de gordura: Ela filtra a gordura, impedindo que atrapalhe o fluxo da tubulação. Costuma ser utilizada na saída do esgoto da cozinha, onde a maior parte da gordura acaba saindo pelo ralo.

 

Tubulação de ventilação: Os gases que o esgoto gera são levados para longe do seu imóvel através deste item. É uma saída ventilada que costuma ficar acima do telhado.

Você então sabe das principais instalações para se preocupar para evitar o mau cheiro! Mas sabe como os esgotos começaram?

 

Como surgiram os esgotos?

Não se tinha noção do quanto era importante tratar os esgotos ou ter regras básicas de saneamento. Na verdade, era muito comum abandonar o lixo e se mudar para outra região. Durante longos períodos e em muitos lugares, escravos e servos despejavam os restos e dejetos em rios e mares.

 

Durante o período Neolítico, muitos ambientes já eram poluídos. Baratas e ratos eram pragas em diversos lugares por conta do lixo largado. O próprio efeito do clima em conjunto com as pragas fazia o lixo se decompor e liberar gases em excesso.

 

Apesar de nos dias de hoje existirem muitas instalações de tratamento de esgoto e descarte adequado de lixo, muitas cidades ainda não têm condições adequadas de saneamento básico. É uma realidade delicada para os locais mais pobres. Diversas contaminações ocorrem em lugares assim, levando muitos a falecer.

 

Como o esgoto funciona hoje?

 

Quanto mais avançamos, mais tecnologia temos e o esgoto e seu tratamento são tópicos muito importantes. Diversos produtos fabricados hoje são prejudiciais à saúde e ao meio ambiente quando se decompõe. Durante esse processo, liberam químicos no ambiente que emitem odores fortes.

 

Hoje nossa tecnologia já é bem avançada para lidar com esse tipo de problema. Com nossos recursos, é possível decompor esses produtos prejudiciais sem que os gases com ingredientes químicos sejam soltos pelo ar.

 

Outro avanço é o tratamento da água de esgoto que nos permite reutilizá-la em atividades futuras, permitindo assim uma facilidade para nossas vidas, já que a água poderia ficar em escassez sem tratamento.

 

Algumas outras práticas simples podem ser nocivas aos sistemas de esgoto e ao meio ambiente, uma bem comum que ainda vemos por aí é a de jogar lixo no chão. É um hábito que obstrui os esgotos.

 

Já uma prática muito boa que as sociedades desenvolveram é a de separar o lixo orgânico, o lixo seco e o lixo reciclável, permitindo assim que não sejam despejados nos lugares errados, preservando o meio ambiente.

Mas e como funciona o descarte que o esgoto faz? Para onde vão seus resíduos e o que acontece com eles?

 

Conheça o método de descarte dos esgotos:

O esgoto é composto pelos resíduos que os humanos geram em suas casas e ambientes de trabalho. Geralmente se originam do que é despejado na privada, pias, ralos e tanques. Lembrando sempre da importância de uma instalação apropriada desses itens para que o mau cheiro não invada seu imóvel.

 

O fluxo do sistema sanitário é levado para caixas de esgoto, onde os resíduos são guiados até a coleta de esgoto pública. Nesse local ocorre uma filtragem para diferentes tipos de tratamento.

 

Após essa separação do que é doméstico, industrial e pluvial, os resíduos são levados para a Estação de Tratamento, onde ele é preparado para ser descartado da melhor maneira indicada, evitando ao máximo afetar negativamente o meio ambiente ou até mesmo recebendo técnicas de reuso.

 

Imóveis que não possuem o procedimento adequado de coleta, geralmente precisam construir uma fossa séptica, que executa uma função parecida. Mas é necessário um profissional para construir uma dessas.

 

Sabendo como o esgoto funciona, agora podemos dar dicas interessantíssimas de quais cuidados ter para evitar o mau cheiro em sua casa ou apartamento!

 

7 conselhos para afastar os maus odores do apartamento ou casa!

É muito desagradável estar em casa querendo descansar e ter o seu tempo, e logo em seguida sentir aquele cheiro de esgoto subindo! Pior ainda se você convidar uma pessoa, uma visita, e ela sentir esse cheiro também.

 

Se você também não gosta disso, segue esses conselhos aqui de baixo:

 

1- Quando for limpar sua casa, lembre de desatarraxar os sifões e retirar os acúmulos que ficaram nele. Fazendo isso antes dos restos de decomporem, evitará o mau cheiro.

 

2- O bicarbonato de sódio é seu melhor amigo para limpeza! Ele vai te auxiliar a se livrar do mau cheiro! Despeje um pouco no encanamento e depois utilize água morna.

3- Já a soda cáustica pode ser outra amiga para seus problemas. Ela é famosa por conseguir desobstruir tubulações com muito resíduo acumulado. Mas preste atenção, pois a tubulação precisa estar em boas condições, pois é um produto tóxico e precisa de cuidado para manusear.

 

4- Instale os ralos corretos nos lugares corretos. O ralo sifonado cria aquela barreira de água que impede a passagem do mau cheiro. O ralo seco não tem esse tipo de mecanismo e é preferível para ser usado no box.

 

5- O esgoto não deve ter contato com a água da chuva, ou então ele pode acabar transbordando e trazendo maus odores para todo o ambiente. Tenha algum meio de escoar as águas sem ser pelo mesmo ralo.

 

6- Existem alguns itens que seguram o cheiro ruim que vem do esgoto do banheiro, eles são indispensáveis: anel de vedação e o ralo sifonado. Não deixe de tê-los em seu toalete, farão muita diferença.

 

7- Caso essas dicas acima não solucionem o seu problema de maus odores, você precisará de uma desentupidora qualificada! Sendo do São Paulo, pode contar com a Coppi Desentupidora para resolver.

 

Você achou muito complexo nossos conselhos? Existe um modo simples de resolver o problema do mau cheiro?

 

Retirando o cheiro de esgoto do banheiro de forma simples

 

É preciso estar atento aos sinais de sua casa. Abrir a porta do banheiro e sentir o cheiro do esgoto não é algo para se acostumar, e sim para tomar nota e resolver. O mau cheiro surge pois algo não está funcionando como deveria. Vamos aqui te explicar como se livrar dos odores ruins de forma simples!

 

Os odores podem vir de vários lugares do banheiro, sendo eles normalmente o vaso sanitário, a pia, o ralo do box e etc. Tenha em mente que isso pode sim ser prejudicial à saúde daqueles que moram na casa e respiram esses gases. Vamos agora descobrir de onde esse cheiro vem e resolver o problema de seu toalete.

 

Por qual motivo meu banheiro está com cheiro ruim?

Não é extremamente desagradável quando você fez toda a faxina na casa, incluindo o banheiro, mas assim que você abre sua porta de novo, sobe aquele cheiro de esgoto? Geralmente são gases que ficam presos na tubulação e que por algum motivo acabam vazando. A razão realmente varia, sendo desde instalação ruim até mau uso.

 

Vamos tentar entender essas situações e por qual motivo elas ainda acontecem:

 

  1. Uso incorreto do vaso sanitário

 

Quando o mau cheiro sobe, o vaso sanitário é o primeiro a se desconfiar. Vários materiais podem ser jogados nele por falta de conhecimento do problema que causam. Fio dental, restos de a cozinha, papel higiênico, pelos do corpo e até absorventes podem causar um entupimento e consequentemente levando aos maus odores.

 

A privada deve apenas receber os dejetos dos humanos e não ser utilizada como uma segunda lixeira. O sistema de esgoto não foi feito para lidar com esses itens.

 

  1. Uso inadequado da pia

 

Bem parecido com a dica acima, cabelos e pelos corporais não devem ser destinados ao ralo da pia, pois ela não foi feita para lidar com eles e acabam formando um bolo molhado que obstrui a passagem da água, gerando um mau cheiro ao entrarem em decomposição.

 

O ideal é que após fazer a barba, se pentear ou atividade semelhante, os resquícios disso sejam despejados no lixo, e não deixados para descer pelo ralo.

 

  1. O sifão está instalado da forma correta?

 

O sifão e a caixa sifonada se forem mal instalados podem causar uma grande dor de cabeça. O mais importante neles é checar se existe aquela curva que impede os maus cheiros de subirem. Essa parte coletora é responsável por fazer uma barreira de água para segurar os gases do esgoto que tentam subir. Verifique também se possui a quantidade adequada de água nessa curva.

 

  1. E o vaso? Está instalado corretamente?

 

A sua privada também pode estar com a instalação incorreta. Ela precisa estar devidamente vedada para impedir a passagem dos gases do esgoto. Caso seja realmente esse o problema, uma nova instalação precisará ser feita após a remoção do vaso.

 

Como o cheiro de esgoto deve ser retirado do banheiro?

Vamos passar aqui algumas dicas que vão te ajudar a minimizar e até acabar com os maus odores:

 

– Primeiro de tudo é necessário fazer faxinas periódicas no banheiro. Uma vez por semana fazer uma limpeza é o ideal, use água sanitária e um desinfetante como produtos para combater o odor.

 

– Faça o ar circular! Deixe a janela aberta e a tampa do vaso fechada, permitindo assim uma circulação do ar limpo e reduzindo o cheiro do esgoto. Talvez seja uma ajuda temporária.

 

Mas nem sempre a situação será resolvida apenas com limpeza e abertura de janelas, às vezes o problema se encontra dentro da tubulação!

 

Quer uma receita caseira para resolver? Vamos lá: água, vinagre branco e umas cinco colheres de sopa de bicarbonato de sódio.

 

Separe esses ingredientes e siga as etapas seguintes:

 

– Junte o vinagre e a água na panela e os ferva;

 

– Coloque o bicarbonato no ralo selecionado;

 

– Após a fervura, desligue o fogo e despeje o conteúdo no ralo com o bicarbonato;

 

– Uma espuma irá surgir por conta da reação química e ela será responsável por lidar com a gordura presente na parede do encanamento.

 

Utilize luvas se elas estiverem disponíveis. Tenha bastante cuidado com esses procedimentos para que nenhum acidente ocorra. Se essa forma simples de se livrar dos maus odores não resolver o problema, você precisará de uma empresa de desentupidora especializada para solucionar de forma efetiva o problema presente no seu banheiro.

 

Mas e se o seu cheiro de esgoto não for no banheiro? Temos aqui um guia simples para sua cozinha!

 

Eliminando de forma simples o cheiro de esgoto da Cozinha!

Cheiro ruim é muito desagradável não importa em qual parte da casa! Podendo ser até prejudicial à saúde. Por isso, separamos aqui essas dicas caseiras para lhe ajudar com sua cozinha.

 

Lembrando que o mau cheiro nem sempre vem isolado, talvez esteja indicando um problema maior presente no cômodo. Sabia disso? Muitas vezes a o que acontece é uma obstrução em algum dos canos da cozinha por conta da matéria despejada no ralo e o mau cheiro é por conta dos resíduos.

 

Ainda bem que a grande maioria das situações problemáticas possuem uma solução caseira e simples!

 

No geral o problema se encontra no sifão da pia da cozinha!

 

E como funciona um sifão?

Vamos primeiro entender o funcionamento de um sifão e como ele evita que os maus odores do esgoto subam pelo ralo da pia.

 

Diferentes modelos de sifão existem e eles são:

 

Tubo sanfonado (mais comum de todos);

Sifão com copo;

Sifão flexível;

Sifão articulado.

Todos eles têm suas propriedades específicas, mas possuem a mesma intenção que é segurar o mau cheiro do esgoto para que não suba pela cozinha. Todo sifão possui um local de armazenamento de água, geralmente é aquele “U”. É uma barreira de água bem simples que impede a passagem dos gases do esgoto.

 

O mau cheiro então fica preso do outro lado dessa barreira de água do sifão, fazendo com que a cozinha nunca tenha contato com aquele cheiro desagradável presente no esgoto.

 

A maioria dos sifões de apartamento possuem um sistema de ventilação que guia os gases presos para fora do prédio. Algumas casas possuem um sistema parecido, mas a grande maioria é apenas com o sistema de selamento da barreira de água.

 

Motivo do mau cheiro na cozinha

Como já foi sugerido, se há mau cheiro, há problema no sifão! Ainda assim, esses problemas costumam ser solucionados com tranquilidade pelo próprio morador da casa.

Percebendo o cheiro desagradável do esgoto, você precisa olhar se o sifão está instalado corretamente.

 

Em geral, alguém esbarrou ali embaixo e o sifão não está formando o famoso “U” como deveria. A solução simples é apenas ajustar a posição para a forma adequada para que a água volte a desempenhar sua função designada. O mau cheiro eventualmente irá desaparecer se for apenas esse o problema.

 

Eliminando o mau cheiro da cozinha de forma simples

Em geral, o ajuste no sifão vai resolver o mau cheiro, mas se não tiver resolvido, resta buscar por outras origens do problema.

 

Sendo um problema de tubulação, a saída de ar pode estar entupida ou com algum tipo de obstrução. Solucionando o entupimento, o mau cheiro acabará indo embora.

 

A sujeira que fica dentro do sifão também pode ser o motivo do mau cheiro, então será necessário retirar a peça e fazer a limpeza adequada do equipamento. Mas o problema então será resolvido.

 

Entupimento do ralo também pode ser o motivo. Verifique se o fluxo de água está normal, se está lento ou impedido de alguma forma. O cheiro ruim pode ser um indicador disso.

 

O sifão estando no formato devido e limpo e o mau cheiro persistindo, pode ser uma questão da caixa de gordura que fica em sua cozinha. Não sendo ela, então você deve considerar que seja um problema estrutural mais complexo.

 

De toda forma, consulte a caixa de gordura e avalie se ela está entupida ou se o tamanho dela é inadequado para a residência. Uma empresa de desentupidora também pode fazer isso para você e até resolver o problema mesmo ele sendo muito complexo.

 

Consultar um encanador de confiança também pode ser de ajuda para descobrir de onde vem o mau odor.

 

Dica bônus para retirar o mau odor da cozinha!

Se o problema for o acúmulo de resíduos no sifão de sua cozinha ou no ralo da pia você já sabe o que fazer? Segue essa dica simples aqui!

 

Despeje meia xícara de bicarbonato de sódio dentro do ralo e logo depois despeje mais meia xícara de vinagre branco;

Vede com um pano e deixe essa mistura agir por mais ou menos uns 10 minutos;

Aproveite os minutos finais para ferver uma água e depois despeje-a dentro do ralo;

Utilizar um suco de limão ao invés de água, ou misturado com a água vai ajudar mais ainda por conta da acidez! E o bônus é deixar aquele cheirinho agradável no ambiente! Essa dica vai ser de grande ajuda para desentupir e retirar a gordura do encanamento.

 

Você fez todas as dicas acima e os maus cheiros persistem? Bem, está na hora de chamar alguma empresa especializada nisso. Se você for do São Paulo, pode contar com a Coppi Desentupidora para solucionar isso para você!