Quem contrata um seguro tem a opção de entrar em contato com um corretor pessoalmente, ir até um escritório analisar propostas e contratar o produto. Também pode ter acesso a todas as informações em minutos onde estiver e aderir ao serviço.

A tecnologia é um diferencial para usuários e seguradoras, pois, tem facilitado processos. O que antes era demorado e trabalhoso, agora pode ser resolvido de qualquer lugar em minutos.

Principalmente com pessoas cada vez mais conectadas e as insurtechs trazendo novas soluções, esse mercado passa por grandes transformações.

São muitas as formas como a tecnologia é um diferencial para usuários e seguradoras. Conheça algumas delas!

Multicálculo

Essa é uma ferramenta que tem sido usada muito pelas corretoras. Ela acaba sendo interessante para o usuário. Preenchendo apenas uma vez os dados é possível pedir cotação em diferentes seguradoras e comparar os valores da proteção para seu carro novo ou usado.

Para quem faz cotações online e presencial essa é uma forma de economizar tempo. Já para as seguradoras pode ser um recurso interessante de comparação para saber se seus produtos conseguem concorrer no mercado.

Inteligência artificial

A inteligência artificial tem sido usada de diferentes formas. Uma que podemos citar é por meio do atendimento com os chatbots.

Os usuários conseguem realizar o autoatendimento buscando informações e solucionando algumas situações. A interação entre máquina e pessoas permite um atendimento ágil e efetivo.

As seguradoras se utilizam dessa ferramenta para coletar informações e aplicar o big data. Dessa forma têm acesso a relatórios completos e conseguem estabelecer melhor suas metas e estratégias.

A IA ainda possibilita automatizar as cotações de seguro, liberar sinistros automaticamente, fazer ofertas personalizadas e muitas outras.

Digitalização de processos

Um dos pontos que não se pode esquecer é a digitalização de processos. Por exemplo, depois de fazer a cotação do seguro auto, se a pessoa quiser contratar o serviço consegue fazer tudo online.

Todos os documentos são enviados digitalizados para que a adesão seja realizada. A apólice é liberada da mesma forma. No caso de um sinistro, tudo também pode ser feito remotamente com os arquivos digitalizados.

Esse é um diferencial que atrai quem busca tecnologia. Já para as seguradoras agiliza os processos e ajuda a reunir os documentos já que todos eles são digitalizados.

Antecipar tendências

Entende o perfil dos usuários com o uso do big data, se consegue antecipar tendências. Isso porque é possível identificar o que as pessoas buscam, como usam o seguro e o que o mercado ainda não oferece.

Exemplos disso são o seguro pay per use que o usuário paga apenas quando usa o serviço. Ele possibilitou acesso a um serviço com menores custos. Outro que podemos citar é a proteção digital. As seguradoras começam a ver que os clientes estão cada vez mais preocupados com seus dados e criam uma solução para isso.

Seguros personalizados

A tecnologia é um diferencial para usuários e seguradoras à medida que permite personalizar os produtos.

Por inviabilidade técnica, muitas vezes o segurador precisa comprar um combo de produtos, sem poder escolher o que queria ou não. Com as novas tecnologias já é possível personalizar o seguro e conseguir algo único.

Se pode escolher cada uma das coberturas que serão contratadas e pagar apenas pelo que utiliza. Isso gera maior atratividade pelos produtos. As seguradoras, por sua vez, ganham em números de clientes, afinal, ter algo que seja único e da forma como deseja é um grande atrativo.

Tecnologia é um diferencial para usuários e seguradoras

A tecnologia já tem promovido diversas mudanças, como citado. Cada um dos recursos traz benefícios de forma diversa.

A questão é que as seguradoras não podem se acomodar. Novas tecnologias estão sempre surgindo e elas podem agregar valor aos produtos. Os usuários, por outro lado, precisam se habituar aos novos conceitos.

Entretanto, a cada nova invenção se consegue melhorar a experiência e o seguro. Combinado a isso está a criação de regras que flexibilizam os seguros e ajudam na criação de novos.

O mercado segurador passou por grandes transformações nos últimos anos e deve se reinventar ainda mais nos próximos. As possibilidades são infinitas e todos devem ganhar.

A tecnologia é um diferencial para usuários e seguradoras e também uma promotora de inovações.

Por: Jeniffer Elaina, especialista em seguros na Smartia Seguros.