Divulgação/Coritiba – Abner

Abner, 22 anos, lateral-esquerdo do Real Madrid. Hoje está emprestado ao Coritiba. 

Revelado na base do próprio Coritiba, foi titular da seleção brasileira sub-17 no Mundial de 2013. Formou um currículo invejável nas categorias de base.

Dentro de campo, porém, o 2018 de Abner é assustador. A falha contra o Vila Nova, na derrota desse sábado (dia 8), foi bizarra. Não há justificativa. 

Quase todos os erros dos jogadores durante a partida são justificáveis ou compreensíveis, mas o que Abner fez no Serra Dourada é difícil de explicar.

Claro que a derrota não fica apenas nas costas dele. Como virou rotina nessa Série B, quase o time inteiro teve fraco desempenho. 

LATERAIS DE SELEÇÃO
O que ocorre dentro do Coritiba é um mistério. E ocorre há anos. Por um lado, o clube tem facilidade para formar laterais nas categorias de base, desde Adriano e Rafinha. Em 2015, por exemplo, cedeu Rodrigo Ramos para a seleção brasileira de juniores disputar o Mundial Sub-20. Naquele mesmo ano, em 2015, chegou a demonstrar alguma qualidade nos dez jogos que disputou no profissional do Coxa. Depois disso, porém, a carreira não decolou. Pelo contrário, só caiu. Hoje, com 23 anos, Rodrigo Ramos vem colecionando atuações fracas pelo clube.

Henrique Gelain, 23 anos, é outro caso curioso. Também deu demonstrações que poderia se tornar um bom lateral, mas vem caindo de produção a cada ano. 

Ainda há muito tempo e potencial para que Abner, Rodrigo Ramos e Gelain se recuperam na carreira. Enquanto isso não ocorre, permanece o mistério sobre essa queda brusca de produção dos laterais pratas-da-casa. 

DODÔ
Dodô, 19 anos, parece ter escapado dessa “maldição”. Foi comprado pelo Shakhtar Donetsk e hoje está emprestado ao Vitória de Guimarães. Também serviu as seleções de base. Jogou o Mundial de 2015 pela seleção sub-17 e o Sul-Americano 2017 pela seleção sub-20.