Opinião e análise do futebol paranaense

Europa

Revelado pelo Coritiba, lateral aparece entre 'estrelas emergentes' da Uefa

Dodô: revelado pelo Coritiba
Dodô: revelado pelo Coritiba (Foto: Divulgação/Shakhtar.com)

O lateral-direito Dodô, 21 anos, entrou na lista de 50 'estrelas emergentes' da Uefa. A versão em inglês do site usa a expressão 'Ones to Watch'. A entidade coletou votos de jornalistas de todo o continente para escolher os novatos com maior potencial dentro do futebol europeu.

Apenas três brasileiros entraram na lista: o atacante Gabriel Martinelli (ex-Ituano), do Arsenal, o ponta Tetê (ex-Grêmio) e o lateral Dodô, ambos do Shakhtar Donetsk.

Revelado na base do Coritiba, Dodô chegou a jogar 54 partidas pelo profissional do clube paranaense, nas temporadas 2016 e 2017. No início de 2018, foi vendido por 2 milhões de euros para o Shakhtar Donetsk, da Ucrânia.

Ainda pelo Coritiba, Dodô defendeu a seleção brasileira no Mundial Sub-17 de 2015 e no Sul-Americano Sub-17 de 2017. Na Ucrânia, o jogador demorou para se adaptar e só disputou três partidas na primeira temporada. Em seguida, na temporada 2018/2019, acabou emprestado ao Vitória de Guimarães, de Portugal. Quando retornou, virou titular do Shakhtar e vem jogando com frequência.

Clique aqui para ver a lista de 50 'estrelas emergentes' da Uefa.