Opinião e análise do futebol paranaense

Ex-Athletico

Técnico escala Fransérgio de centroavante e vence por 5 a 1

Fransergio (ao fundo) comemora a vitória do Braga: revelado no Athletico
Fransergio (ao fundo) comemora a vitória do Braga: revelado no Athletico (Foto: Divulgação/Twitter/SCBragaOficial)

Renato Gaúcho foi chamado de maluco, de irresponsável e de ‘Professor Pardal’ em 2011 quando escalou o médio-centro Fransérgio para atuar como centroavante pelo Athletico.

Nove anos depois, outro treinador repetiu a improvisação e colheu bons resultados. Nessa sexta-feira (dia 10), o técnico Artur Jorge resolveu armar o Braga no 4-4-2, com dois centroavantes: Fransérgio e Paulinho. O time venceu por 5 a 1 o Paços de Ferreira, do centroavante Douglas Tanque (ex-Paraná Clube), e ficou em 4º lugar na primeira divisão de Portugal.

O melhor em campo foi o português Paulinho, com três gols (dois de pênalti) e uma assistência. Segundo o site WhoScored, Fransérgio foi o terceiro melhor em campo, com nota 7,8. Ele não participou diretamente de nenhum gol, mas acertou dois passes decisivos, sofreu quatro faltas e foi o melhor no jogo aéreo (ganhou quatro disputas pelo alto).

NÃO É MUITA NOVIDADE
Fransérgio, 29 anos, nunca havia sido improvisado como centroavante no futebol português, onde atua desde 2013. No entanto, já jogou cinco vezes como segundo atacante e 12 como meia-atacante. A especialidade dele é a posição de médio-centro (vulgarmente chamada de segundo volante), com 84 partidas, 11 gols e 14 assistências. Como volante, foram 36 jogos, três gols e duas assistências.

DESEMPENHO
O Braga terminou em 4º lugar nas cinco últimas edições da primeira divisão. A posição é suficiente para garantir vaga na Liga Europa, que rende boas premiações e prestígio internacional. Fransérgio é titular absoluto desde que chegou ao clube, em 2017, quando foi comprado por 2 milhões de euros. O valor ficou com o Marítimo, também de Portugal, que contratou o jogador em 2014. Na época, ele estava no Internacional.

No final de 2019, Fransérgio chegou a atingir o valor de mercado de 4,5 milhões de euros no site Transfermarkt.

NO ATHLETICO
Fransérgio teve excelente desempenho nas categorias de base do Athletico e foi um dos destaques na campanha do vice da Copa São Paulo de Juniores de 2009, ao lado de Santos, Marcelo Cirino, Manoel, Raul, Patrick e William. No profissional, pegou um período conturbado da história do clube e acabou pagando um preço caro.

Em 2012, Fransérgio trocou o clube paranaense pelo Internacional. Segundo o site Transfermarkt, o jogador estava livre no mercado, ou seja, o clube gaúcho não precisou pagar nada ao Athletico.