De repente, Hollywood

De repente, Hollywood

Publicidade
De repente, Hollywood

Farmácias nos Estados Unidos e as Suas Surpresas

IMG_5696

Podemos dizer que as farmácias nos Estados Unidos são muito mais do que isso, vão além dos tradicionais medicamentos. Sim são praticamente um “mix” de supermercado; adega; drogaria; perfumaria; lojas de brinquedos; roupas; material de escritório e consultório médico, tudo em um único lugar.

Podemos até confundir com uma loja de conveniência, já que, além de uma farmácia, também há a finalidade de vender alimentos e artigos de primeira necessidade aos consumidores. Uma das grandes diferenças é que as estruturas físicas das farmácias por aqui não são pequenas e oferecem uma variedade e linha de produtos ilimitada. Outro diferencial também é de não estar vinculada a um posto de gasolina como as lojas de conveniências no Brasil.

 No Brasil as farmácias também são autorizadas a vender alguns produtos e alimentos, além de medicamentos, mas sempre obedecendo as normas da agência sanitária reguladora, ou seja, a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária). Apesar de encontrarmos muitos produtos permitidos à comercialização nas farmácias brasileiras é relativamente restrita quando comparada à realidade dos Estados Unidos.

IMG_5485 IMG_5723

No início, logo ao entrar em um estabelecimento notei que há a descaracterização de uma farmácia, ou seja, um estabelecimento que deve identificar relação com a saúde. Entrar e ver produtos opostos ao mercado farmacêutico, ou ainda, que não relacionam saúde, causaram um pouco de estranheza, como por exemplo, bebidas alcoólicas e cigarro.

Os medicamentos tratados como uma mercadoria qualquer e de fácil acesso, e muitas vezes, alguns, sem a necessidade de prescrição médica. Os riscos são existentes, é claro, já que esses medicamentos podem estimular ao uso indiscriminado e a automedicação. Vemos por aqui a venda livre de produtos controlados e até alguns que são proibidos no Brasil. Outro ponto relevante é que nem sempre o medicamento é o artigo principal das farmácias, pois se mistura com todo o tipo de produto e ocupa um espaço pequeno comparado ao todo.

IMG_5701

As maiores redes de farmácias em Los Angeles são: a Walgreens, a CVS e a Rite Aid. É impressionante a quantidade de lojas que encontramos por aqui, só na rua de casa temos uma em cada esquina, quase uma em frente da outra. A Rite Aid da vizinhança , por exemplo, é 24 horas, e satisfaz importantes necessidades dos consumidores para as compras fora dos horários regulares comerciais ou quando  nós temos pouco tempo, devido a sua proximidade. Pode ter certeza que as duas horas da manhã tem gente por lá comprando alguma coisa, ou seja, sempre há espaço para compras não planejadas e apetrechos e cacarecos  que são oferecidas nestas "lojas".

 Uma infinidade de produtos de beleza e maquiagem

Quando recebemos visitas por aqui, especialmente femininas, uma das principais paradas é sempre em uma dessas fármacias. E advinha para quê? Para as compras de cosméticos e maquiagem, é claro, pois os preços valem muito a pena comparados ao que pagamos no Brasil. Nas fármacias por aqui encontramos inúmeras opções e de ótima qualidade, como por exemplo, marcas renomadas como Maybelline, L’Oréal, Revlon, Neutrogena, ROC e Olay e com preços justos. Muitas vezes esses produtos podem ser encontrados em promoção, por exemplo, compra um e ganha 50% de desconto no segundo, ou, por exemplo, a marca Physician que volte e meia faz a promoção de compre um e ganhe outro do mesmo valor, além de encontrarmos também os últimos lançamentos. Quando falamos em loja de conveniência já nos vem a mente preços ligeiramente acima dos praticados pelos supermercados, mas por aqui nem sempre isto acontece devido as diversas promoções e programas de fidelidade e descontos.   IMG_0827  

Isso sem falar nas promoções de 50% off ou produtos com promoções do tipo “ buy one get one”, minhas favoritas.    

No setor de artigos de perfumaria e cosméticos podemos encontrar marcas famosas como Clinique, Dior, Calvin Klein, entre outras. Para os cuidados com os cabelos os produtos de marcas caras no Brasil , como Redken, John Frieda e etc. , e para a pele Cethapil, Aveeno, La Roche-Posay.   

Para as vitaminas e suplementos alimentares como o whey protein são diversas as opcões e tem preços mais acessiveis do que no Brasil, deixando qualquer consumidor enlouquecido. Eu, por exemplo, tomo um complexo vitamínico em textura de gelatina e sabor de frutas, claro que meu médico sabe qual que estou tomando, pois tive a orientação e prescrição dele.

   

Alimentos, refrigerantes, cervejas, vinhos, petiscos e sorvetes

IMG_0816

Sabe aquela festa ou churrasco em que acaba a bebida antes da hora? Então podemos dar um pulinho na fármacia pra comprar uma caixa de cerveja também.

IMG_0821 IMG_0819

Quando se fala em comida e porcarias comestíveis aqui é o lugar para encontrar diversas opções das mais variadas marcas. Salgadinhos, bolachas, sorvetes, snacks, chocolates, chicletes e balas para todos os gostos e de todos os tipos que você pode imaginar. E se caso você precise de pão, leite, cereal, café, manteiga para seu café da manhã? Ou quem sabe fazer uma macarronada para o almoço? Ah claro, não esqueça de comprar uma garrafa de vinho para acompanhar.

  IMG_0817  

E aquele bolo de chocolate para um café da tarde? Aqui você não precisa ir até ao supermercado, pois aqui encontramos tudo em uma fármacia. Aqui cada coisa tem seu próprio corredor e as gondolas são até separadas por tipo de ocasião: cinema, refreshing, sweet, etc. Essa farmácia é localizada em Beverly Hills.Uma das minhas favoritas por ser muito organizada, iluminada, limpa e moderna.  

IMG_0813

 Produtos de limpeza

IMG_0811

Até pareço repetitiva, mas a variedade e quantidade de produtos de limpeza para casa também é imensa. Sabão líquido e amaciante de todos os tipos também podemos encontrar em uma farmácia nos EUA.

IMG_0810 

Diferente do que encontramos no Brasil, nas farmácias por aqui a diversidade de produtos desde remédios e vitaminas até produtos de limpeza e escritório causou muitas surpresas ao vir morar aqui. Até os nossos queridos animais de estimação tem espaço garantido nas prateleiras das farmácias. São diversas as opcões também de brinquedos, petiscos, comida, roupas, produtos de higiene e medicamentos.  

Sasonais

Todas as datas comemorativas possuem um espaço especial nas lojas por aqui, nas fármacias não é diferente, nesse mês, por exemplo, temos o Valentine’s Day, que comemoramos no dia 14 de fevereiro e já os produtos para a Páscoa que é entre março e abril.   

A variedade de produtos vai depender muito da localização da loja.  Por exemplo abaixo encontramos a loja em Beverly Hills que parece mais uma boutique comparada a uma em North Hollywood ou em Van Nuys.  Em Hollywood por ser ponto turístico as lojas também são mais modernas, iluminadas e mais organizadas. Em locais de classe alta as lojas parecem ter sido renovadas. Quanto ao preço, podemos dizer que são semelhantes, mas muitas das vezes encontramos ótimos descontos e promoções que diferem de uma rede para a outra.   IMG_0823

Parte “boutique” dedicada aos cosméticos e maquiagem na farmácia Rite Aid em Beverly Hills.      

Clínicas Médicas 

Podemos encontrar consultórios médicos em algumas unidades destas redes de farmácias com os seguintes nomes: Healthcare Clinic, na Walgreens, RediClinic na Rite Aid e Minute Clinic na CVS. As consultas e ou o atendimento médico podem ser agendados online pelo site da rede, até para o mesmo dia, ou apenas ir direto ao local sem prévio agendamento. As clínicas possuem uma equipe de médicos qualificados e uma estrutura muito bem equipada. Minha mãe utilizou recentemente este serviço e foi surpreendida com um atendimento médico de primeira qualidade e com equipamentos de última geração. As clínicas atendem a maior parte dos planos médicos ou caso não tenha um, na Walgreens, por exemplo, o valor inicia-se em U$89.00 podendo variar de acordo com o procedimento e testes adicionais que sejam realizados. Elas além de consulta, possuem vacinação, limpeza de ouvido, avaliação física completa, curativos, etc. . Pode-se encontrar no próprio site da farmácia o preço de cada procedimento.

Screen Shot 2018-02-15 at 8.30.39 PM Screen Shot 2018-02-15 at 11.21.59 PM

Outra novidade é o "Live Doctor Consultation", que nada mais é que uma consulta online em qualquer hora e de qualquer lugar, até mesmo da comodidade de sua casa através do seu celular, computador ou tablet. Através do aplicativo da Farmácia você pode agendar uma consulta, ou melhor, um video chat, ao vivo com os médicos certificados e cadastrados que estão disponíveis. Conectado ao aplicativo você consegue visualizar os médicos disponíveis no momento, selecionar, deve completar a solicitação com o motivo da consulta, um breve histórico médico, selecionar a fármacia preferida e o pagamento. O horário é de 24 horas, 7 dias na semana e o preço da consulta é de U$49.00.

Confesso que achei muito interessante esse sistema, mas ainda não utilizei esse serviço de consultar um médico virtualmente. Aqui em Los Angeles é perfeito esse tipo de serviço, principalmente pelo trânsito caótico. Surpresas a parte, podemos falar que as farmácias americanas tem seus pontos positivos principalmente quando se trata de facilidade e tempo.

Se você tem alguma dúvida ou queira dar a sua opinião fique a vontade em deixá-la aqui.

DESTAQUES DOS EDITORES