Arquivo pessoal

É ele quem troca as fraldas de cocô. Ele quem sabe o horário das homeopatias, a temperatura certa do tetê, o dia do pediatra. É ele quem leva e busca da escola e levanta de madrugada pra pegar água, leite, remédio, roupa limpa e o que mais precisar.

Mas nada disso faz dele um bom pai. Isso é obrigação, responsabilidades que vieram com um filho. Nós, como sociedade, precisamos parar de fazer "own" e achar o máximo quando um pai empurra o filho no carrinho. (E mães que criam filhos sozinhas: minha devoção eterna. Não consigo imaginar ser mãe sem um pai que faça seus 50% diários).

O pai do meu filho é o máximo pelos detalhes. Pelo prazer que ele sente em estar com o Vicente. Pela entrega, pelo riso frouxo, pelo olho cheio de lágrimas ao contemplar o filho fazendo qualquer coisa aleatória. Por perceber o tempo implacável e se lamentar pela saudade ainda não sentida. Ele é o máximo porque busca paciência do além pra responder 30 vezes a mesma pergunta, porque se joga no chão para brincar, faz vozes, imitações e toca instrumentos imaginários.

Se você, pai,está passando pela paternidade e não sabe do joelho ralado, do medo e das palavras inventadas, dos sonhos e de tantas primeiras vezes, sinto muito pelo seu filho e filha. Pai tem papel fundamental. Ensina sobre as multiplicidades das relações e diversifica o olhar sobre a vida. Mas ele e ela vão ficar bem. Eu sinto mesmo é por você, que abre mão de viver com louvor a experiência mais transformadora da vida. Que nunca vai saber a beleza que é ter um filho.

Meu feliz dia dos pais é pra quem honra a palavra pai. Pra quem sabe que filho não tem nada a ver com casamento, que pensão não é favor e que dinheiro sozinho não compra educação. Feliz dia dos pais também para as mães que, por amor às crias, fazem de um tudo para dar conta de uma responsabilidade que não é só delas.  

E pra você, meu companheiro, que lindo você e o Vicente terem um ao outro. 

Ao meu pai, obrigada por tudo. Estranho seria se eu não sentisse tanta saudade.