Estão abertas até 03 de abril as inscrições gratuitas para o Prêmio Empresa Inovadora (https://www.premioempresainovadora.com.br), que identifica empresas inovadoras e fomenta o ecossistema de inovação do Paraná como um todo.

Dividida em cinco segmentos – Cooperativas, Varejo, Saúde, Serviços e Engenharia e Indústria –, a premiação avaliará de forma gratuita o nível de inovação das organizações, promovendo o desenvolvimento da economia local. Ao se inscrever, a empresa ganha gratuitamente um Diagnóstico de Inovação, elaborado por especialistas da área, que funciona como uma “consultoria” para as instituições, indicando caminhos que favoreçam o surgimento de novas soluções.

“O Prêmio surgiu da necessidade de estimularmos a inovação como um projeto prioritário nas empresas. Sempre que há esse desenvolvimento, gera-se renda e progresso para a sociedade”, afirma Itamir Viola, CEO da Viasoft e idealizador do prêmio. “O objetivo é inspirar. Se conseguirmos premiar e reconhecer a atuação dessas empresas inovadoras, temos certeza de que elas servirão de cases para outras instituições. Ou seja, a tendência é de mobilizar as empresas em direção a um processo de inovação, gerando mais competitividade e eficiência para todos envolvidos”, conclui.

A iniciativa é assinada pela Viasoft, com o incentivo do Governo do Paraná (por meio da Superintendência Geral de Inovação/SGI e da Casa Civil), a correalização da Assespro e da Haze Shift, o patrocínio do Conselho Regional de Engenharia do Paraná (Crea-PR), BRDE e Fomento Paraná e o apoio das entidades que integram o G7 – Sistema Ocepar, Sistema Fiep, Fecomércio PR, Faep, Faciap, ACP, Fecoopar e Fetranspar.

Prêmio acontece em quatro etapas

Para concorrer ao prêmio, os participantes devem passar por quatro etapas principais. Após a inscrição gratuita no site, a empresa preenche um Diagnóstico de Inovação, um documento principal que detalha as ações e os processos internos. A avaliação é feita por especialistas de renome na área, que analisam nove aspectos principais.

Em um segundo momento, a organização recebe uma devolutiva gratuita com o Diagnóstico de Inovação. De acordo com os critérios pré-estabelecidos, as melhores colocadas avançam para a próxima fase. No terceiro ciclo, é realizada uma entrevista virtual em que são selecionadas oito empresas de cada segmento. Por fim, é agendada uma segunda entrevista virtual com uma banca de juízes para determinar as organizações premiadas.

A divulgação dos finalistas acontecerá de 23 a 25 de maio e a apuração final está prevista para o período entre 16 a 21 de junho. A entrega da premiação e encerramento será realizada durante o evento Viasoft Connect 2022 – maior evento de inovação em gestão empresarial do Brasil -, que acontece em Curitiba de 22 a 24 de junho, no ExpoUnimed.

Mais em https://www.premioempresainovadora.com.br/