Aproveitar as atividades e exercícios físicos para gerar energia, criar uma rede colaborativa de empréstimos ou simplesmente fazer com que as pessoas interajam mais. Essas foram algumas das sugestões finalistas do Festival de Ideias, concurso promovido pela Conferência Internacional de Cidades Inovadoras (CICI2014). No último dia do evento, os criadores das ideias fizeram apresentações e receberam um certificado da Câmara Municipal de Curitiba, representada pelo vereador e presidente da Comissão de Urbanismo, Jonny Stica. Esta foi a terceira edição do evento, realizado pelo Instituto Brasileiro da Qualidade e Produtividade (IBQP), Universidade Positivo e Prefeitura de Curitiba.

Ao todo, de um total de 352 sugestões das cinco regiões do país e duas internacionais, 21 projetos foram selecionados. No Festival de Ideias as pessoas podiam sugerir, individualmente ou em grupo, algum projeto para melhoria dos centros urbanos ligado a um dos seis eixos da CICI2014: Mobilidade Urbana, Infraestrutura, Tecnologias Sociais, Empreendedorismo, Viver a Cidade e Eficiência, e, ainda, um tema livre.

De acordo com Marcelo Castilhos, da Consultoria Reos, especializada em sustentabilidade e inovação, todas as ideias surpreenderam principalmente por conta da idade dos participantes, em torno dos 17 anos. “São jovens que querem mudanças, e essas construções coletivas resultaram em muito aprendizado”, revela Castilhos, que participou do processo como curador. Durante toda a CICI2014, os idealizadores ficaram à disposição dos conferencistas e participantes para apresentar suas propostas e ouvir sugestões.