O setor da educação vem fortalecendo novas frentes com a chegada da tecnologia. Impactado pela pandemia da Covid-19, foi um dos que mais encontrou desafios para se reestruturar rapidamente e seguir levando conhecimento e produzindo conteúdos por meio de novas metodologias de interação e novos meios. A realidade é que o ensino online veio para ficar, e a tendência é que, mesmo com o retorno ao presencial, muitas instituições sigam ao menos de forma híbrida. Uma prova disso foi o crescimento exponencial do Aprenda, marketplace que registrou um crescimento de 8 mil porcento – devido às novas demandas do isolamento social – do primeiro trimestre de 2020 para o segundo. 

O Grupo CERS, pioneiro no EAD do ramo jurídico no Brasil, utilizou sua expertise em tecnologia de ensino online para – antes mesmo da pandemia – lançar o marketplace Aprenda. O canal proporciona uma plataforma completa para produção e comercialização de infoprodutos. O que antes começou focado na área jurídica, com muitos conteúdos produzidos pelos professores da casa, com a pandemiase ampliou para todas as áreas do conhecimento. Em um ano, a plataforma já intermediou a venda de mais de 50 mil cursos/produtos. Ao todo, já são cerca de três mil produtores de conteúdo que, periodicamente, disponibilizam novos cursos e produtos assistidos por mais de 16 mil alunos. Há também a indicação por mais de 100 afiliados – parceiros do Aprenda, que trabalham com a divulgação e revenda dos cursos.  

Os números foram significativos para o Grupo CERS como um todo, incluindo cursos de pós-graduação, preparatórios para concursos e Exame de Ordem, ao registrar um crescimento de 52% em 2020. É o retrato da nova era da educação e da produção de conteúdo: online, fácil, ágil e de qualidade. 

“Na CERS, vimos que poderíamos ir muito mais além compartilhando conteúdos de valor para nosso público. Somos especialistas em tecnologia para educação. Utilizamos os recursos de nossa startup – a Videofront – que é um estúdio de produção de conteúdo online premiada nacionalmente, para facilitar a gravação dos cursos por nossos mais de três mil produtores de conteúdo. Apenas dentro da CERS temos centenas de professores que utilizam a nossa plataforma para comercializar seus produtos e milhares de alunos dispostos a adquiri-los. Agora, com o Aprenda, isso se ampliou para todos. Basta a pessoa chegar com o conhecimento, todo o resto que ela precisa para fazer uma aula online ou ao vivo está na plataforma. Deu muito certo. Estamos com uma proposta agressiva e a nossa expectativa é triplicar os números, em 2021”, comenta Francisco Penante, VP do Grupo CERS e responsável pela plataforma Aprenda.