Mais de 200 vagas de empregos para Pessoas com Deficiência serão ofertadas no 1º Encontro de Diversidade e Inclusão: PCD e o mercado de trabalho, promovido no dia 18 de março em Curitiba. O evento, realizado pela GD9 Assessoria em RH, vai contar com a participação de grandes empresas, como Grupo Positivo, Honda Blokton, Aker Solutions do Brasil, Grupo Hospitalar Nossa Senhora das Graças, Grupo Marista, entre outras, que realizarão entrevistas com os candidatos durante o período 09h às 12h. Entre os setores que ofertarão vagas estão indústria, serviços, comércio nas áreas administrativa, operacional, técnica e gestão. O evento será realizado no Centro de Convenções do Edifício Neo Corporate, localizado no Centro Cívico.

“Nosso objetivo com o evento é facilitar o processo de divulgação e, sobretudo, de contratação PCD por parte das empresas. Além disso, esse será um momento de busca da equidade e da justiça social, trazendo mais oportunidades para quem precisa de uma colocação no mercado de trabalho e possibilidades para as empresas, que possuem muitas vagas PCDs em aberto”, conta Arianna Alboite, membro do Comitê de Diversidade e Inclusão da GD9, e que está organizando o evento.

Um levantamento realizado pelo Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos, o Dieese, em 2020, mostrou que os trabalhadores com deficiência representam apenas 1% do mercado formal no Brasil. Em contrapartida, a chamada Lei de Cotas, descrita no art. 93 da Lei n. 8.213/91, estabelece que as empresas preencham um percentual de vagas PCDs, variando de acordo com o número de funcionários. “É uma conta que não fecha. E existem muitas pessoas em busca de emprego e plenamente aptas a entrar no mercado de trabalho. É essa equação que queremos ajudar a resolver com este primeiro evento”, conta Arianna.

Além das entrevistas realizadas de forma presencial e respeitando todos os protocolos de segurança com relação à pandemia, o encontro contará com a participação de especialistas no assunto durante a abertura, que falarão dos desafios na contratação de PCDs. Entre eles estarão o advogado Rodrigo Gaião, idealizador do CDI – Comitê de Diversidade e Inclusão da GD9 assessoria em RH, que tem como objetivo atuar de forma mais assertiva quando o assunto é inclusão no mercado de trabalho, o vereador Pier, autor da primeira lei municipal a tratar sobre o autismo no estado do Paraná e reconhecido pela dedicação à área da pessoa com deficiência, o presidente da APAE Curitiba, Paulo Roberto Michelon e o presidente da Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH), Gilmar Silva de Andrade.

Para participar basta se inscrever no evento através do formulário disponibilizado pela produção do evento e levar o currículo atualizado e documento de identificação no dia do evento. “Não há nenhum pré-requisito, basta estar com a documentação em dia e estar em busca de uma oportunidade. É uma excelente maneira de marcar o ano de 2022 da melhor maneira possível: com emprego”, finaliza Arianna.

Serviço:

Evento gratuito

Data: 18 de março de 2022 (sexta-feira)

Horário: 09h às 12h

Local: Edifício NEO CORPORATE – no Centro de Convenções – Rua Heitor Stockler de França 396 – Centro Cívico

Formulário para preenchimento: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSeJsAKyh6pD5ex-M1cz1dlhL1tsZqLK3cM75jjfzHwx1mmXHA/viewform

Telefone para contato: (41) 2104.6300