O Hospital INC (Instituto de Neurologia de Curitiba), em Curitiba, no Paraná, abriu as portas da instituição para mostrar os bastidores de um dos mais importantes centros especializados em Neurologia e Neurocirurgia da América Latina. A rotina do hospital, com os desafios enfrentados pela equipe médica e seus pacientes, virou uma série: Histórias INCríveis. Produzida em formato híbrido, entre um documentário e a narrativa jornalística, a série será exibida em duas temporadas pela RIC Record TV, televisão de sinal aberto no Paraná, e busca impactar as pessoas com histórias reais e emocionantes, e mostrar o trabalho de profissionais para salvar vidas diante de casos de alta complexidade.

O primeiro episódio estreou no início de dezembro (02) – e contou a história de duas pacientes infantis que foram diagnosticadas com tumor cerebral. Ambas participaram do projeto social INC Neuro Kids, que atende crianças carentes com tumor cerebral de todo país, de forma gratuita, oferecendo toda a estrutura do hospital, corpo clínico altamente especializado, exames, internamento, cirurgia, acompanhamento pré e pós-operatório. Nesta temporada serão exibidos mais três episódios, sempre às quintas-feiras, que vão abordar os temas da Epilepsia, Acidente Vascular cerebral (AVC) e Doença de Parkinson.

Um assunto ainda pouco explorado na TV aberta, o dia a dia dentro de um hospital naturalmente ocorrem histórias surpreendentes. “O Hospital INC atua com especialidades extremamente desafiadoras na Medicina, como a neurologia e a neurocirurgia, conta com um corpo clínico de mais de 300 médicos, equipe dedicada que analisa caso a caso, alta tecnologia a serviço da saúde, centro de pesquisas e de formação de profissionais e um trabalho de humanização e hospitalidade transversal a todos os setores da instituição”, informa a diretora de Marketing do INC Cláudia Meneses, à frente do projeto de comunicação executado em parceria com a RIC Record TV.

“O papel da comunicação de um hospital é mostrar o que a instituição pode fazer pela comunidade. E só poderíamos mostrar o resultado desse trabalho realizado pelo INC ao longo de 18 anos, e em detalhes, por meio de uma série na TV, com recursos audiovisuais”, explica Cláudia Meneses, lembrando que existem diversas séries que retratam a rotina de um hospital, mas de forma fictícia. “Não é fácil mostrar o dia a dia de um hospital, dos médicos, os bastidores. Temos histórias emocionantes e verdadeiras acontecendo aqui todos os dias. O hospital oferece tratamentos modernos e inovadores, conta com uma equipe dedicada e altamente qualificada. A gente vê muitos pacientes que chegam desacreditados, com baixas chances de recuperação e, após o tratamento, saem daqui para retomar a vida normalmente”.

A segunda temporada da Série Histórias INCríveis está prevista para ser exibida no primeiro semestre de 2022.

Imersão no ambiente hospitalar

A produção dos primeiros quatro episódios da série levou mais de três meses para ser finalizada, e envolveu o trabalho de quase 40 pessoas, entre jornalistas, publicitários, designers, câmeras, editores, roteirista, produtores, enfermeiras e outros profissionais da equipe do INC. “Contar histórias de pessoas reais não é nada fácil. E mesmo que esteja no DNA e faça parte do dia a dia do jornalismo, entregar um material especial, com tom documental, foi um desafio para toda a equipe, desde a pré-produção à finalização. Executar esse projeto exigiu uma imersão no ambiente hospitalar. Nossa equipe acompanhou os pacientes desde antes do internamento até a alta”, relata Márcio Helegda, gerente de produção da RIC Record TV.

Para acompanhar essa rotina intensa, a produção optou por usar equipamentos no formato pocket, como drone, Gopro e uma câmera compacta, facilitando a entrada da equipe dentro da sala de cirurgia – que seguiu todos os protocolos rigorosos de saúde de higienização, bem como testagem para Covid-19 em todos os profissionais. “Também garantimos a captação do som direto para obtermos as melhores ambientações e condições de desenho de som para pós-produção. Temos certeza que esse híbrido entre documentário e matérias jornalísticas vai emocionar e encantar as pessoas”, acredita Márcio Helegda.

SERVIÇO:

Série Histórias INCríveis – 1ª temporada

Episódios inéditos:  16 e 23 de dezembro, às 8h

Reprise: 18 e 25 de dezembro, às 12h30

RIC Record TV – canal 7

Asissta também no Canal do Youtube Hospital INC: https://www.youtube.com/channel/UCYvcoMT4E5cYsCCaWBaPSkw