Uma empresa que desenvolve produtos de limpeza automotivos sustentáveis é a primeira a ingressar no programa de Incubação Verde na Incubadora Tecnológica do Tecpar (Intec). O programa, que agora recebe a Toys for Boys, é fruto de uma parceria entre o Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar) com a Universidade Livre do Meio Ambiente (Unilivre) para acelerar o desenvolvimento de negócios sustentáveis e os pedidos de patentes de tecnologias verdes.

O negócio proposto pela empresa é inovar produtos existentes no mercado, prejudiciais ao meio ambiente e à saúde do operador. Com a entrada na Intec, os empreendedores Gustavo Tenreiro e Andreia Almeida querem formalizar e ampliar a capacidade produtiva da empresa, que fabrica produtos para estética e higienização automotiva. Os principais produtos em desenvolvimento propõem substituir produtos como detergente alcalino automotivo, desengraxante, detergente ácido automotivo e decapante desincrustante, explica Tenreiro.

Os empresários realizaram pesquisas e desenvolveram uma linha de produtos que são à base de novas matérias-primas com baixo impacto ambiental e na saúde dos usuários quando comparado aos existentes no mercado. “Os produtos são desenvolvidos com uma química mais leve e prometem a mesma eficácia na limpeza do veículo dos produtos existentes, reduzindo o impacto ambiental. A empresa já está em operação e devemos lançar o novo produto em fevereiro de 2018”, ressalta o empresário.