Começa a veicular a nova campanha de educação no trânsito da Prefeitura Municipal de Curitiba/Secretaria de Trânsito (SETRAN), criada pela OpusMúltipla Ideias que Funcionam e que tem na figura de uma simpática velhinha curitibana a responsável por transmitir mensagens bem humoradas e orientar motoristas, motociclistas, ciclistas e pedestres.

Batizada de Vó Gertrudes e interpretada pela consagrada atriz curitibana Regina Vogue, a personagem protagoniza quatro filmes publicitários que apresentam situações de infração e imprudência no trânsito, com foco em álcool e direção, ciclistas, motociclistas e pedestres.

Seja andando na faixa de pedestres com sua bengala, dirigindo seu Fusca vermelho ou em cima de sua lambreta, Vó Gertrudes acompanha estes momentos com atenção, interage com os infratores e mostra ao telespectador qual a postura correta a ser assumida no trânsito.

briefing do cliente pedia uma campanha forte, como a Bichos, também de autoria da OpusMúltipla e que, em 1997, marcou época ao incentivar uma atitude pró ativa da população curitibana perante os infratores de trânsito. “Precisávamos desenvolver um conceito de campanha educativa, mas que, ao mesmo tempo, repreendesse os maus motoristas. A personagem da Vó Gertrudes permite agir de maneira severa, com autoridade, mas sem autoritarismo”, explica o vice presidente de criação da OpusMúltipla, Renato Cavalher. “É como a nossa avó, que reclama, mas nós respeitamos. Essa figura deu vazão a um enredo leve e humorado para fixar as mensagens educativas transmitidas”, acrescenta. A campanha Vó Gertrudes será veiculada inicialmente por um mês, com inserções em televisão aberta e fechada, rádio, jornal, internet, mobiliário urbano e bus door.