S/C . D – Sr. Avocato

A melhor fruta de todas as estações, que virou protagonista mundo afora, é o abacate. Apreciado, sobretudo pelos apreciadores de comida saudável, este alimento recebeu o status que merece: saboroso, nutritivo e plural, o ingrediente cabe como uma luva em receitas doces ou salgadas e se tornou coqueluche na gastronomia internacional.

 

Para se ter uma ideia, em Nova Iorque, nas imediações do Brooklyn,  há um avocado-bar, batizado de Avocaderia, que apresenta um cardápio inteirinho dedicado à fruta. Já em Amsterdam, na Holanda, o restaurante chamado de The Avocado Show mistura as culinárias mexicana, australiana e americana e traz receitas de outros países, que já cultuavam esse alimento.

 

No Brasil ainda não existe um restaurante especializado em abacate, mas a fruta já é utilizada em receitas originais e naquelas que são uma releitura de pratos mexicanos, que difundiram o consumo da fruta em pratos salgados.

 

A rede curitibana Loop Food, por exemplo, é especializada em alimentação saudável e quem introduziu a fruta no cardápio foi Mateus Passero, o sócio do estabelecimento que cria as receitas. “O ingrediente harmoniza sabores, dá um toque especial aos pratos e é a cara do Loop Food, que tem como uma de suas propostas oferecer comida saudável com muito sabor”, conta Passero.

 

No menu de sanduíches do Loop o “Sr. Avocado” é um tributo aos fãs do abacate. O guacamole é a estrela da receita, que leva ainda cebola roxa, cubos de tomate, fatias de queijo prato, maionese artesanal e tiras de frango grelhado, servidos no pão artesanal ou integral.  No delicioso “Gouda”, a fruta também desempenha papel especial. Neste caso, o guacamole faz companhia para o mignon na mostarda, queijo gouda, rúcula hidropônica, cebola roxa e maionese pesto artesanal, no pão tradicional de iogurte ou integral.

 

O abacate também é destaque na Avocado Salad, preparada com alface americana, alface crespa roxa, tiras de frango grelhado, tiras de abacate, cubos de tomate, cebola roxa picada, croutons e molho mexicano Loop.  “Essa receita agrada os paladares mais requintados e reúne ingredientes que combinam perfeitamente: é uma mistura de frescor, cremosidade, com um toque de “pimenta”, típico da culinária mexicana, que também abusa do uso de abacate nos pratos”, salienta Mateus Passero.

 

Além da textura e sabor, o abacate tem um papel importante na culinária, graças às propriedades nutricionais. Fernanda Mazzeto, nutricionista do Loop Food relata que a fruta é uma gordura do bem. “Apesar de calórica, é uma fonte de gordura que ajuda a regular o colesterol e o triglicerídeo. O abacate é um amigo do coração, rico em ômega 6, ômega 4, fósforo e potássio. Além de vitaminas do complexo B, que são essenciais para o bom funcionamento do organismo, também é fonte de vitamina K, que é anti-hemorrágica”, diz Fernanda.

 Ela acrescenta que, por ser gordurosa, a fruta, ajuda na absorção de vitaminas A e D que precisam de gordura. Também possui carotenóides, que agem como antioxidantes no organismo. “A fruta ainda é fonte de fibras. Um abacate com 190 gramas contém 10g de fibras, que representam 40% do consumo diário recomendado desse composto, essencial para o trânsito intestinal”, finaliza a nutricionista. 

via assessoria