S/C . D

Neste sábado, dia 23 de fevereiro, a hamburgueria HOG Smash Burger vai cruzar as fronteiras do paladar e revelar o melhor do intercâmbio cultural entre Brasil e Bolívia, com a edição de fevereiro do HOG Experience.

O restaurateur Phelipe Rangel e o chef da casa, Leandro Melo, receberão o Chef Vini Sales, que trará um cardápio completo com os sabores da culinária boliviana.

Inspirado nas impressões e conhecimentos adquiridos durante a viagem de um mês por toda a Bolívia, da parte mais amazônica à andina, o chef decidiu mesclar elementos da sua trajetória profissional (pesquisa de temperos asiáticos e criação de sanduíches) com ingredientes indispensáveis em diferentes regiões do país vizinho. “Comer e imaginar cada refeição do dia em uma parte da Bolívia, essa é a experiência proposta no cardápio que desenvolvi para o HOG Experience”, explica o chef.

A entrada traduz a ideia de “fazer as pessoas adentrarem a Bolívia pelas saltenhas matinais” de Santa Cruz de La Sierra, região leste e mais próxima do Brasil. Sales explica que diferente das empanadas, as saltenhas possuem na massa um toque picante com agridoce e são consumidas essencialmente pela manhã. O prato principal, um ´sanduíche monstro´, traz referências de Cochabamba, cidade localizada ao centro do país, e que tem o famoso mercado popular a céu aberto de La Cancha. “A troca de mercadorias é muito forte em toda a Bolívia e a comida de rua permeia essas transações. Daí a minha releitura de um sanduíche com uma sobrecoxa de frango desossada temperada com ingredientes da culinária asiática e um preparo muito elaborado, com cozimento de mais de duas horas em forno baixo para depois fritá-la a fim de garantir o máximo de suculência que a carne pode oferecer”, descreve.

O arremate dessa expedição culinária faz referência à La Paz e ingredientes preciosos da porção oeste da Bolívia como o quinoa, que surpreende ao compor a sobremesa. “O quinoa e o flan atenuam a intensidade do doce de leite, que é mais açucarado lá, como as demais sobremesas. Minha releitura traz uma versão mais equilibrada com ingredientes de produtores locais, uma vez que há muitas semelhanças nos produtos consumidos no Brasil e na Bolívia como o elevado consumo de proteína derivada do frango. Em compensação, lá quase não se consome carne bovina, o mais próximo em termos de sabor é a carne de lhama”, compara. Mesmo sem um fornecedor local de carne de lhama, o chef Vini Sales avisa que não faltarão combinações inusitadas ao HOG Experience de fevereiro. “Uma mostra disso são os fios de batata frita roxa na sobremesa”, adianta.

A sequência composta por entrada, prato principal e sobremesa custa R$ 39,90. Confira o cardápio da noite:

Confira o cardápio

 

Entrada: Salteña de lomo picante;

Prato principal: Muslo de pollo crujiente, maionesa de cilantro y aji amarillo, queso frito e huevo caipira;

Postre: Flan de quinoa com maní e dulce de leche;

 

HOG Experience com Chef Vini Sales

Data: 23 de fevereiro de 2019 (sábado);
Endereço: 
HOG Smash Burger – Rua Comendador Araújo, 489, Centro;

Horário: das 17h15 às 23h15.

Reservas antecipadas a preço promocional: A sequência composta por Entrada, Prato Principal e Sobremesa custa R$ 39,90;

via assessoria