• 19/10/2018

    Começa neste sábado a feira de abastecimento no Centro de São José dos Pinhais

    O são-joseense ganha a partir de outubro mais uma opção de lazer e compras: é a Feira do Abastecimento do Centro, que acontecerá sempre aos sábados, das 8h às 14 horas, na Praça Getúlio Vargas, aonde fica a caixa d’água e o chafariz, com início no dia 20 de outubro.

    Além de frutas e verduras fresquinhas a feira contará com muitas outras atrações como barracas de pastel, hambúrguer, x- salada, tapioca, pamonha, espetinho, bolachas, pão, artesanatos, sorvetes, açaí, caldo de cana, entre outros.

    Serviço: Feira do Centro

    Local: Rua XV de Novembro, na Praça Getulio Vargas, (caixa d´água / chafariz).
    Dia: Todos os sábados, a partir de 20/10/2018
    Horário:  das 8h às 14h.
    Na feira haverão diversos barracas de artesanatos,alimentação, eletrônicos, entre outros.

  • 19/10/2018

    Saúde entrega nova unidade ao CAPS Rio Verde e valoriza Saúde Mental

    “A entrega das novas instalações do CAPS II a população do Rio Verde representa a valorização da Saúde Mental no nosso município. Queremos fortalecer esse serviço em Colombo e superar o modelo antigo de exclusão destes pacientes. A luta dos nossos profissionais é pelo convívio, pela integração e pelo respeito à pessoa que se encontra em sofrimento psíquico. E a família tem um papel importante nesse processo”, enfatizou o Secretário de Saúde, Antoninho Barth. O novo espaço passará a atender das 8h às 18h, com os trabalhos destinados à promoção da Saúde Mental.

    O serviço, que faz parte da estrutura do Programa Municipal de Saúde Mental, atenderá com mais qualidade e conforto e contará com equipe multidisciplinar. “Além de proporcionar um sistema de acolhimento, através de grupos terapêuticos, escuta, consultas médicas e oficinas de artesanato – ampliando as atividades ao ar livre e jardinagem”, ressalta a Diretora do Departamento Administrativo da pasta, Nice Lara.

    A solenidade de entrega das novas instalações Centro de Atenção Psicossocial II, localizado na Rua Sudão, n° 820, bairro Rio Verde – aconteceu na manhã desta quarta-feira, 17, e contou com a presença da Secretária de Assistência Social Maria da Silva Souza.

    “Estamos felizes em participar de momentos como este, inaugurando um espaço importante que vai melhorar a qualidade do serviço público, com uma estrutura mais adequada para que os profissionais possam realizar seus trabalhos. Vamos trabalhar em conjunto para atender as necessidades da nossa população”, destacou Maria.

    “O nosso intuito é fortalecer a integração da Saúde Mental à Atenção Primária em Saúde (APS) tanto para problemas de saúde mental quanto para problemas de saúde física. Mantendo os pacientes junto das suas famílias e conservando as suas atividades diárias”, disse a Diretora de Atenção Básica Adriana Cordeiro.

  • 19/10/2018

    Lapa recebe mais de 70 médicos para a população

    A Secretaria Municipal de Saúde da Lapa alcançou a marca de mais de 70 médicos contratados para prestar atendimento à população que necessita de serviços públicos de saúde. Os profissionais são distribuídos em diversas unidades do interior e da área rural. 

    Na atenção básica de saúde são cinco médicos contratados, oito concursados e quatro do Programa Mais Médicos. Para os cuidados com as mulheres são quatro ginecologistas. Na Maternidade Municipal, em regime de plantões são outros 18 profissionais. Na atenção à saúde mental dois médicos e 26 plantonistas da Unidade de Pronto Atendimento. Também integram o quadro alguns especialistas como cardiologista, neurologista, oftalmologista e ortopedista. 

    Claudia Dreher Cicarello, médica da UBS Dib Mane e da UPA, destaca que os principais desafios da profissão "é o alto nível de exigência da sociedade e do profissional para consigo mesmo". Ela destaca também a importância da capacitação constante dos profissionais e de pequenas mudanças de hábitos da população para uma vida mais saudável como "a prática de exercícios físicos e os cuidados na alimentação", disse. 

    O Secretário Municipal de Saúde, Rui Wiedmer, lembrou que a maior oferta de profissionais de medicina foi possível com a adoção de medidas priorizando áreas essenciais da administração "recebo total apoio do Prefeito Furiati para investirmos cada vez mais na saúde da população". 

  • 19/10/2018

    Neste sábado Pinhais realiza Piquenique Literário

    A Biblioteca Pública de Pinhais realiza, neste sábado (20), o Piquenique Literário. O evento terá contação de história, troca e empréstimo de livro, além de bate papo com os escritores Cida Varela e Anderson Martins. O objetivo da ação é promover um momento de integração entre os participantes a partir de várias atividades literárias que estimulem e promovam a leitura.

    A organização do evento pede aos participantes, que assim desejarem, para levar um prato (doce ou salgado) ou uma bebida para compartilhar um lanche. Em caso de chuva, a ação será cancelada.

    Serviço

    O Piquenique Literário será neste sábado (20) no Bosque Bordignon, das 14h às 16h.

  • 19/10/2018

    Caminhada do Outubro Rosa supera expectativas em Campina Grande do Sul

    Na última quarta-feira, dia 17, a Prefeitura de Campina Grande do Sul promoveu a Caminhada do Outubro Rosa em conscientização ao combate do câncer de mama. A caminhada saiu da Unidade de Saúde no Jardim Paulista e finalizou no Teatro Municipal José Carlos Zanlorenzi, onde foram realizadas diversas atividades.

    A Caminhada do Outubro Rosa 2018 iniciou às 16h e passou por diversas ruas do Jardim Paulista. Logo após a caminhada, a programação contou com apresentações de música, teatro e dança. O evento contou com uma palestra sobre a saúde da mulher ministrada pela Dra. Valeria Trentin Kisielewicz, médica ginecologista e obstetra. Ao final da programação, foram realizados sorteios de brindes para as mulheres participantes do evento.

    O prefeito Bihl Zanetti participou da caminhada e disse que é importante a prevenção e cuidados ligados a saúde da mulher. Ressaltou ainda que “estamos investindo 20% do orçamento público municipal em saúde, acima do percentual de 15% exigidos por lei e buscando melhorar a qualidade de vida da nossa população, com investimentos por exemplo na instalação de academias ao ar livre e pavimentações de vias.”

    Guilherme Graziani, representante da Secretaria Estadual de Saúde, disse: “Parabenizo a administração do prefeito Bihl pela competência. Nesta quarta-feira vimos esta caminhada magnifica e o teatro lotado realmente abrilhanta este trabalho que é feito em Campina Grande do Sul.”

    Estiveram presentes no evento o prefeito municipal Bihl Zanetti, a primeira dama Fabiana Zanetti, Guilherme Graziani, diretor da 2ª Regional de Saúde Metropolitana da Secretaria de Estado da Saúde, Vania Caron, representado o Hospital Angelina Caron, vice prefeito municipal Nilson Falavinha, secretários municipais, vereadores e população em geral.

    Atividades especiais nas Unidades de Saúde do município

    Durante todo o mês de outubro, as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de Campina Grande do Sul estarão realizando orientações educativas contra o câncer de mama, coleta de preventivo do câncer de colo no útero, solicitações de mamografia e ecografia mamaria. Uma programação especial será realizada nas UBSs do município. Confira as datas e locais a seguir:

    22/10 – 13:00 – Unidade de Saúde do Jardim Santa Rosa

    23/10 – 14:00 – Salão Paroquial do Terra Boa

    24/10 – 13:00 – Unidade de Saúde da Sede

    25/10 – 15:00 – Unidade de Saúde do Caic

    30/10 – 14:00 – Unidade de Saúde do Jardim Paulista

  • 18/10/2018

    Prefeitura de Araucária e parceiros entregam óculos gratuitos a mais 49 crianças e adolescentes

    Prefeitura de Araucária e parceiros entregam óculos gratuitos a mais 49 crianças e adolescentes
    (Foto: Carlos Poly/PMA)

    Na manhã desta quinta-feira (18), no Anfiteatro da Prefeitura de Araucária, ocorreu a entrega de óculos gratuitos a mais 49 crianças e adolescentes do município. A parceria, que envolve a Prefeitura de Araucária (Secretaria Municipal de Saúde), a Associação Paranaense de Oftalmologia, as Óticas Lenz e o Laboratório Hoya vai garantir um total de 1.000 óculos gratuitos. Essas crianças e adolescentes foram atendidas no Mutirão Oftalmológico realizado recentemente e puderam escolher o modelo preferido de armação entre mais de 100 opções. Na primeira solenidade de entrega foram 34 crianças e adolescentes beneficiados.

    A estudante Naiara Oliveira de Santana, 16 anos, moradora no Fazenda Velha, foi uma das pessoas que recebeu os óculos na solenidade desta quinta-feira. Ela conta que apresentava dificuldade para enxergar longe e que foi encaminhada para o  Mutirão Oftalmológico que confirmou a necessidade dos óculos. “Fiz uma pesquisa de preço. Estava muito caro [se tivesse que comprar]”, comentou a adolescente.

    Para a Secretaria Municipal de Saúde, a ação, mais que um ato social, é um ato de humanização que, entre outros pontos, garante a autoestima da criança, ajuda a enxergar melhor e melhora o processo de aprendizado, além da interação com outras crianças. 

  • 18/10/2018

    Iniciaram os trabalhos para a regularização fundiária em Mandirituba

    A Prefeitura de Mandirituba convida a população para participar das reuniões do Programa de Regularização Fundiária Urbana, Morar Legal da Cohapar em parceria com a prefeitura de Mandirituba. Aproveite esta oportunidade para obter o registro de sua propriedade.

    As reuniões acontecerão nas seguintes localidades, dias e horários:
    Dia: 17/10 (Quarta-feira) Horário: 19h30 Localidade: Quatro Pinheiros (Antiga Escola Municipal)
    Dia: 18/10 (Quinta-feira) Horário: 19h30 Localidade: Queimados (Barracão da Igreja)
    Dia: 19/10 (Sexta-feira) Horário: 19h30 Localidade: Areia Branca dos Assis (Barracão da Igreja)
    Dia: 22/10 (Segunda-feira) Horário: 19h30 Localidade: Lagoinha (Barracão da Igreja)
    Dia: 23/10 (Terça-feira) Horário: 19h30 Localidade: Vila Brasília (Creche)
    Dia: 24/10 (Quarta-feira) Horário: 19h30 Localidade: Vila São João (Creche)

  • 18/10/2018

    Exposição de pinturas em tela destaca o talento das crianças e adolescentes colombenses

    A Casa da Cultura de Colombo abriu na manhã de terça-feira, 16, a exposição de telas que destaca o talento das crianças e adolescentes que participam do Serviço de Convivência, Fortalecimento e Vinculo – Projeto Sede. A mostra é gratuita e poderá ser visitada até o dia 31 de outubro.  Entre os temas retratados nas obras estão a Ressurreição, Corpus Christi, e os pontos turísticos do município.

    A ideia surgiu após a realização da exposição “Brincando com coisa séria”, da artista colombense Cintia Stapassoli, que conta com a colaboração de obras de alunos colombenses. De acordo com a Diretora do Departamento de Cultura da Prefeitura de Colombo, Rita Straioto, como incentivo o Projeto Sede recebeu uma doação de telas da Casa da Cultura para o início das confecções dos desenhos.

    “Depois da exposição da Cintia – artista colombense, as crianças viram que poderiam fazer trabalhos tão maravilhosos quanto os dos outros alunos da mesma idade deles. Isso estimulou e desafiou eles a mostrar que também eram capazes. Nascendo a vontade de expor as obras. Além de revelar novos talentos e democratizar o acesso às artes plásticas” explica Rita.

    A amostra ficará disponível para visitação até o dia 31 de outubro, na Casa da Cultura, localizada na rua XV de Novembro, 105, para o público em geral. O horário de visitação é das 08h às 12h e da 13h às 17h – de segunda a sexta-feira.

  • 18/10/2018

    Guarda Ambiental apreende pés de maconha no Jardim Carmem

    Na manhã de quarta-feira (17) uma equipe da Guarda Municipal Ambiental de São José dos Pinhais fez a apreensão de aproximadamente 10 pés de maconha. A equipe que realizava policiamento no Jardim Carmem e também estava verificando algumas denúncias, logrou êxito na ação e localizaram os pés de maconha em um terreno baldio. Diante da situação os agentes realizaram os procedimentos cabíveis e entregaram a droga na Delegacia de Polícia do município.

    Ao cidadão que deseja o suporte e auxílio da Guarda Municipal de São José dos Pinhais, ou queira efetuar uma denúncia, que podem ser feitas de forma anônima, podem entrar em contato por meio dos telefones gratuitos 153 e 0800 153 0800. Uma outra opção é fazer a abordagem junto aos guardas municipais e viaturas, assim a aproximação com a população se torna mais forte e referenciada em prol da segurança pública de nossa cidade.

  • 18/10/2018

    Em ato solene, jovens são dispensados do Serviço Militar

    Em uma cerimônia militar, organizada pelo Exército Brasileiro, através do Posto de Recrutamento e Mobilização de Curitiba, e pela Prefeitura de Quatro Barras, cerca de 90 jovens que completaram ou completam 18 anos até o final de 2018 foram dispensados do serviço militar. A solenidade foi conduzida pelo presidente da Junta Militar e prefeito de Quatro Barras, Angelo Andreatta (Lara), e pelo delegado do Serviço Militar do Posto de Recrutamento de Curitiba, 1º tenente Clotar Frederico Truppel, no Ginásio da Sede.           

    Atos solenes como a execução do hino nacional brasileiro e o juramento à bandeira marcaram a cerimônia, que culminou com a entrega dos Certificados de Dispensa de Incorporação (CDI) - um documento indispensável para emissão de passaportes, matrículas em universidades públicas e prestação de concurso em repartições públicas.

    Lara falou sobre este momento de transição tão importante na vida dos jovens. "Hoje vocês completam mais uma etapa de suas vidas. Quero dizer da importância que é servir a pátria, ser íntegro e ter honradez, principalmente nos dias atuais. Espero que todos sigam o caminho do bem, sendo bons profissionais, bons pais de família e bons cidadãos", destacou o prefeito.

    Lara também aproveitou o evento para homenagear o secretário da Junta do Serviço Militar, Luiz Carlos Ceccon, que dos 34 anos de servidor mais de 30 foram dedicados ao Serviço Militar.

    O tenente Truppel também deixou uma mensagem ao jovens. "Nós somos uma nação. Debaixo dessa bandeira, entoando o hino, a voz que sai de nós não tem cor, sexo, política ou religião. Nós temos aquilo que nos une, que é a nossa pátria, a nossa nação, que nos torna homens, pais, pessoas de bem", enfatizou.  

DESTAQUES DOS EDITORES