• 15/10/2018

    Ilha dos Valadares: obras na passarela entram na última etapa

    A passarela que liga o continente de Paranaguá e a Ilha dos Valadares estava há mais de 15 anos sem uma revitalização completa e detalhada como a que está sendo realizada atualmente. Os trabalhos iniciaram em junho e estão avançados. “Já estamos na última etapa da obra que corresponde à execução de nova camada de revestimento no tabuleiro”, informa o secretário municipal de Obras, Maikol Nascimento do Amarante. 

    Durante a etapa anterior, a equipe trabalhou no período noturno para não atrapalhar a passagem das pessoas que circulam pela passarela. Essa fase foi encerrada no dia 28 de setembro. “Ainda realizaremos a revisão na pintura executada nos guarda-corpos e limpeza da superestrutura”, detalha o secretário.

    O investimento total na obra é de R$ 1.108.781,81. “Asseguramos aos moradores que agora o trabalho está sendo bem executado. A fiscalização da Prefeitura está a cargo do engenheiro Paulo Emmanuel do Nascimento Júnior. Esta é a mais importante ligação entre o continente e a localidade e os moradores na Ilha dos Valadares merecem uma passarela segura e cuidada”, destaca o prefeito de Paranaguá, Marcelo Roque. 
    O trabalho de recuperação da estrutura da passarela “Antônio José Sant’Anna Lobo Neto” conta com reforço das estacas de fundação com serviço subaquático, a recuperação do contrapiso da laje, limpeza e pintura de toda a passarela e está sendo executado pela empresa Fator 3 Engenharia e Consultoria Ltda.

  • 15/10/2018

    Passeio Ciclístico da Primavera será realizado em Pinhais no dia 21

    A Prefeitura de Pinhais, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer realizará no dia 21 de outubro o Passeio Ciclístico da Primavera, iniciativa que é aberta à participação de toda a comunidade. As inscrições serão realizadas no dia do evento, basta que o participante apresente um documento com foto.

    A concentração será às 8h30, com largada às 9h30, saindo do Bosque Municipal de Pinhais e seguindo até o Bosque Bordignon. Serão realizados sorteios de brindes e entrega de premiações diversas.

    O Passeio Ciclístico da Primavera é uma das ações promovidas pela Prefeitura, por meio do Departamento de Esporte e Lazer, que visa estimular a população de Pinhais a praticar atividades físicas.

    Serviço

    A concentração será às 8h30, com largada às 9h30 no Bosque Municipal de Pinhais, localizado na Rua 24 de Maio, no bairro Centro.

  • 15/10/2018

    Prefeitura de Campo Largo realiza audiência da Lei Orçamentária Anual no dia 24

    Uma Audiência Pública será realizada à população, em cumprimento aos princípios constitucionais e da Lei de Responsabilidade Fiscal, e a Prefeitura de Campo Largo convoca todos os munícipes para participarem desta Audiência, que tratará da Lei Orçamentária Anual para o exercício de 2019.

    A Audiência Pública será realizada no dia 24 de outubro, às 9 horas, no Auditório do Centro Administrativo Municipal (bloco 11).

  • 15/10/2018

    Cultura realizará II Seminário de Patrimônio Histórico e Cultural em SJP

    Na próxima quarta-feira (17) a Secretaria de Cultura realizará o II Seminário sobre Patrimônio Histórico e Cultural, às 19h, no Teatro SESI de São José dos Pinhais. A ação visa proporcionar conhecimento sobre o tema “Memória e Patrimônio no Cotidiano da Cidadania: as articulações socioculturais das revoluções burguesas e suas atualidades” aos munícipes.

    O palestrante convidado será o professor Luciano Chinda Doarte que é historiador e conservador-restaurador, que lançará no evento o livro “Memória e Patrimônio no Cotidiano da Cidadania: as articulações socioculturais das revoluções burguesas e suas atualidades”. “É necessário abordarmos assuntos como este que valorizam a cultura patrimonial do município”, comenta o secretário de Cultura, professor Imar Augusto.

    A ação é uma parceria entre o Circulo de Estudos Bandeirantes, Grupo de Estudo e Pesquisa em Patrimônio Cultural e a Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR). O Teatro SESI está localizado na Rua XV de Novembro, 1800 – Centro.

  • 15/10/2018

    Nova Lei institui tratamento diferenciado para pagamento de tributos

    Conforme a lei n° 1475/2018, ficou instituído, a partir do dia 4 de outubro, o Programa de Tratamento Diferenciado de Pagamento de divididas tributárias relacionadas com o IPTU, ISS, ITBI, contribuição de melhorias e taxas do município de Colombo – pela Prefeitura de Colombo por meio da Secretaria de Fazenda.

    Todos os contribuintes que tenham alguma dívida tributária ativa ocorrida até a data de 31 de dezembro de 2017 terão a chance de pagar integralmente nas datas definidas, recebendo redução do valor da multa e juros.

    Fica estabelecido também que em caso de pagamento parcial os benefícios serão aplicados no saldo devedor. Não haverá qualquer tipo de restituição ou compensação de valores previamente já recebidos.

    Informações sobre o período de pagamento

    Pagamentos até 30/11/2018 recebem redução de 90% da multa e dos juros até a data do pagamento;
    Pagamentos até 31/01/2019 recebem redução de 75% da multa e dos juros até a data do pagamento;
    Acesso ao Autoatendimento: https://colombo.atende.net/?pg=autoatendimento

  • 15/10/2018

    Audiências Públicas apresentam minutas da Alteração do Plano de Saneamento Básico e novo contrato com a Sanepar

    Na noite do dia 9 de outubro, o Anfiteatro da Prefeitura de Araucária recebeu duas audiências públicas. A primeira tratou de alteração no Plano Municipal de Saneamento Básico e a segunda do novo contrato com a Sanepar. Moradores tiveram a oportunidade de esclarecer dúvidas sobre questões pertinentes a esses dois temas.

    A audiência sobre o Plano Municipal de Saneamento Básico teve como foco a readequação do plano para garantir a continuidade de recursos vindos da União específicos para saneamento básico e para a realização de novo contrato com a Sanepar. Como segundo assunto da noite, foi apresentado o Contrato de Programa a ser firmado com a Sanepar que visa garantir melhores condições de serviço no município.

    Vantagens - Entre as vantagens do novo contrato estão as metas estabelecidas para ampliação da rede de esgoto em toda a cidade; algo que o contrato realizado na década de 70 não previa. O custo da tarifa junto à Sanepar para os prédios públicos municipais devem ter redução significativa. Outro benefício para o município será que 2% do lucro da Sanepar no município retornará a Araucária para o Fundo Municipal de Meio Ambiente.

    O documento prevê a “exploração dos serviços públicos de abastecimento de água e de esgotamento sanitário no limite territorial do Município, compreendendo a captação, adução, produção de água para abastecimento, sua distribuição, operação, conservação, manutenção de redes, incluindo as ligações prediais e os instrumentos de medição, a coleta, remoção, tratamento e destinação final de esgotos”.

  • 14/10/2018

    Prefeitura de Matinhos realiza a limpeza de canais

    A Secretaria de Obras de Matinhos esta fazendo limpeza dos canais que corta os Balneário e bairros do município para prevenir cheias e facilitar o controle da vazão. Com a chegada do verão nesta época do ano são contante chuvas forte e com os canais que cortam nossa cidade estando limpos a vazão desassoreamento dos canais o fluxo é melhor.

  • 14/10/2018

    Dia das Crianças é festejado com gincanas e atividades recreativas

    Quatro Barras elaborou uma programação especial para comemorar o Dia das Crianças. O festival começou já na última semana no Clube de Campo Santa Mônica, com atividades recreativas, jogos e brincadeiras. Em cada dia da semana uma escola foi convidada. O resultado foi muita diversão, uma infinidade de sorrisos e, no final do dia, muita história pra contar.

    A parceria entre a Prefeitura e o clube teve início no dia 2 e seguiu até a quarta-feira (10), contemplando todas as escolas municipais e Escola Especial. O festival foi pensado para todas as idades. Nesta semana, entre os dias 8 e 11, a Secretaria Municipal de Educação também organizou o Play Baby voltado aos aluninhos menores, que frequentam o Infantil das escolas e os Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis).

    O ponto de encontro foi na Escola Municipal Rui Valdir Pereira Kern, onde uma gama de joguinhos, gincanas e recreação foram preparados para os alunos, todos condizentes com sua faixa etária. Brincadeiras que, segundo a secretária de Educação, Leila Busnardo Dolato, despertam o lúdico, divertem e também agregam novos aprendizados.

    Leila disse que o festival é forma de celebrar a infância, resgatando e oferecendo brincadeiras que estimulam a interação entre as crianças, sadias competições, o trabalho em equipe e um convívio positivo que alia diversão e aprendizagem. "Pensamos nesta programação com muito carinho. É uma data especial para toda a criança e que merece ser comemorada sempre. Resgatar os valores da infância é a melhor comemoração", afirmou a secretária.

  • 14/10/2018

    Secretaria Municipal do Trabalho, Comércio, Indústria e Assuntos Sindicais de Paranaguá não atenderá na próxima semana

    A Secretaria Municipal do Trabalho, Comércio, Indústria e Assuntos Sindicais (Semtra) de Paranaguá, mudará de endereço e passará a atender na rua José Gomes, 320, bairro Tuiuti. Na semana de 15 a 19 de outubro acontece a mudança para o novo endereço, por este motivo as atividades da secretaria estarão suspensas. Um funcionário ficará a disposição no antigo local (na avenida Coronel José Lobo, 223) para dar orientações, enquanto estiver ocorrendo a alteração de endereço. Os trabalhos voltam a normalidade na secretaria a partir do dia 22 de outubro.

  • 13/10/2018

    Prefeitura de Mandirituba oferece cursos de hidroponia

    A Prefeitura de Mandirituba através da Secretaria de Agricultura em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR), está realizando o curso de hidroponia — plantar em solução de água e nutrientes voltados para produção de fruta, vegetais e folhosas. Os alunos aprendem a calcular dosagem correta de compostos, fertilizantes e nutrientes, aspectos técnicos e práticos ao cultivo e produção de hidropônicos e semi hidropônico. Este curso requer como critério de participação a conclusão do curso de Cultivo Protegido. Maiores informações: (41) 3626 1401

DESTAQUES DOS EDITORES