Na manhã de quinta-feira (09) a Secretaria Municipal de Saúde (Sems) da Prefeitura de São José dos Pinhais, recebeu remessas de máscaras de TNT – tecido não tecido – (100 mil unidades) que foram doadas ao município para ajudar na prevenção e combate ao novo coronavírus (Covid-19). A entrega aconteceu na Logistok – empresa de logística e serviços com sede no bairro Guatupê.

Ao todo, a Prefeitura vai receber da Faurecia Automotive do Brasil – fabricante de autopeças e acessórios que fez a doação – 200 mil máscaras de material lavável que serão distribuídas pela cidade em ações comunitárias e educativas realizadas pela Saúde em parceria com outras secretarias municipais.

A doação vai atender principalmente a população mais vulnerável à pandemia de Covid-19 no município em regiões mais distantes da área central.

Em São José dos Pinhais, o uso obrigatório massivo de máscara passou a vigorar com a publicação do Decreto Municipal nº 3.795, de 22 de abril de 2020.

A fim de evitar a transmissão comunitária do vírus, a máscara passou a ser obrigatória no transporte público da cidade, em táxis e veículos de transporte por aplicativo, para trabalhadores do serviço público e privado, além da população que deve usar a máscara em estabelecimentos em geral e até mesmo em filas enquanto aguarda a vez.

Desde o início da pandemia provocada pelo novo coronavírus, a procura mundial por máscaras de proteção individual fez com que o produto desaparecesse das prateleiras. Quando higienizadas de maneira correta (água, sabão, além de permanecer de molho pelo menos por 20 minutos) e confeccionadas com dupla face por tecidos de algodão, tricoline, TNT – por exemplo – a máscara de pano caseira é eficiente e funciona como uma barreira física na propagação da doença.

Confira novamente e baixe na íntegra o Decreto Municipal nº 3.795/2020 que decretou o uso massivo de máscaras em São José dos Pinhais como medida de prevenção e combate ao coronavírus.