A Associação dos Produtores Rurais de Paranaguá promove a 4ª Caminhada na Natureza que conta com apoio da Prefeitura de Paranaguá. A caminhada acontece no dia 22 de julho. As inscrições estão abertas para participar do Circuito Serra da Prata que terá 10 km de percurso pela zona rural de Paranaguá e devem ser feitas até o dia 21 de julho. Entrando no link http://www.circuitoserradaprata.com.br/inscricoes.html, os interessados podem fazer a inscrição optando por café da manhã e almoço, ou apenas um dos dois. Também tem camiseta do evento que pode ser adquirida pelos participantes.

A Caminhada Circuito Serra da Prata irá ocorrer na área rural do Município de Paranaguá e envolverá diretamente duas duas comunidades agrícolas: Colônia Quintilha e Colônia Maria Luísa. Destacam-se no percurso: cachoeira, ruínas de antigo Alambique, antiga Igreja Católica de Madeira, além da fantástica paisagem da Serra da Prata.

O evento contará com alimentação:
Café da Manhã: Típico da região, servindo café, leite, pão caseiro, geleias, queijos, bolo, bolacha, frutas.Todos os itens produzidos pelas agroindústrias locais. Valor R$: 10,00/ pessoa. Horário: 07:00
Almoço: Típico da região, servindo Galeto Assado, aipim frito, polenta, macarrão caseiro (com duas opções de molhos); saladas, arroz, nhoque de aipim. Valor R$: 25,00/pessoa. Horário: 11:30
Crianças até 05 anos são isentas das taxas de alimentação e crianças até 09 anos pagam metade dos valores de alimentação.

O evento tem objetivo possibilitar aos visitantes um dia inesquecível onde os caminhantes podem contemplar as belezas, os sabores e os sabres do entorno da Serra da Prata. Para deixar a caminhada mais interessante, foram distribuídas ao longo do caminho, diversas placas de identificação d espécies de plantas e também identificam as propriedades.

A caminhada, além de oferecer um passeio inesquecível, também incentiva o turismo rural e a comercialização dos produtos feitos pelos moradores da Serra da Prata.