Na última sexta-feira (07), representantes de vários segmentos da sociedade civil e pode público estiveram reunidos na Câmara Municipal de Araucária para a I Conferência Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional. O tema central da conferência foi “Comida no campo e na cidade: O que temos e o que queremos?” e a palestra ressaltou a importância de entender todo o ciclo da alimentação.

A segurança alimentar e nutricional está atrelada à garantia de que todos devem ter alimentação em quantidade adequada, de qualidade e que respeite a saúde, o meio ambiente entre outros fatores. A nutricionista Regiane Fonini Fluck realizou uma palestra sobre “Sistemas Agroalimentares e suas consequências para a Segurança Alimentar e Nutricional”. Entre os assuntos abordados na palestra está o pensar nas condições em que os alimentos são produzidos; se a produção utiliza agrotóxicos ou é em sistema agroecológico, se valoriza as famílias de pequenos produtores a permanecerem produzindo no campo e até mesmo se há indícios no ciclo de produção de trabalho análogo à escravidão.

Representando a Prefeitura, o procurador-geral do Município Simon de Quadros citou o Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (COMSEA) como “um dos conselhos mais importantes no município”. Durante a conferência, ocorreram ainda a eleição dos representantes da Sociedade Civil Organizada do Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional de Araucária (COMSEA), grupos de trabalho por eixos temáticos e eleição dos delegados para V Conferência Regional.