Na noite do dia 9 de outubro, o Anfiteatro da Prefeitura de Araucária recebeu duas audiências públicas. A primeira tratou de alteração no Plano Municipal de Saneamento Básico e a segunda do novo contrato com a Sanepar. Moradores tiveram a oportunidade de esclarecer dúvidas sobre questões pertinentes a esses dois temas.

A audiência sobre o Plano Municipal de Saneamento Básico teve como foco a readequação do plano para garantir a continuidade de recursos vindos da União específicos para saneamento básico e para a realização de novo contrato com a Sanepar. Como segundo assunto da noite, foi apresentado o Contrato de Programa a ser firmado com a Sanepar que visa garantir melhores condições de serviço no município.

Vantagens – Entre as vantagens do novo contrato estão as metas estabelecidas para ampliação da rede de esgoto em toda a cidade; algo que o contrato realizado na década de 70 não previa. O custo da tarifa junto à Sanepar para os prédios públicos municipais devem ter redução significativa. Outro benefício para o município será que 2% do lucro da Sanepar no município retornará a Araucária para o Fundo Municipal de Meio Ambiente.

O documento prevê a “exploração dos serviços públicos de abastecimento de água e de esgotamento sanitário no limite territorial do Município, compreendendo a captação, adução, produção de água para abastecimento, sua distribuição, operação, conservação, manutenção de redes, incluindo as ligações prediais e os instrumentos de medição, a coleta, remoção, tratamento e destinação final de esgotos”.