A VIII Feira Regional de Ciências do Litoral do Paraná teve início na terça-feira (23) em Paranaguá, onde milhares de alunos das escolas dos municípios litorâneos paranaenses terão a oportunidade de desmistificar o conhecimento científico, e perceber o quanto a Ciência está muito mais próxima de seu dia-a-dia do que eles poderiam imaginar. Uma das grandes atrações do evento será a estreia da exposição marinha itinerante do Programa de Recuperação da Biodiversidade Marinha, o REBIMAR, uma ação realizada pela Associação MarBrasil, com o patrocínio da Petrobras, através do Programa Petrobras Socioambiental.

A exposição será realizada através de um trailer personalizado do REBIMAR, que foi confeccionado para levar o ambiente marinho até a sala de aula. Este é o pontapé inicial de uma série de ações que o Projeto pretende fazer nos próximos meses, visitando as diversas escolas vinculadas ao Núcleo Regional de Educação de Paranaguá, o qual engloba os 7 municípios da região litorânea paranaense.

A Feira Regional de Ciências do Litoral do Paraná é uma promoção do Laboratório Móvel de Educação Científica da Universidade Federal do Paraná, o LabMóvel, que é o responsável pelas ações de Educação Ambiental do REBIMAR. O evento, que chega a sua oitava edição está sendo realizado pela primeira vez no município de Paranaguá, que abraçou o projeto e cedeu um grande espaço para abrigar as apresentações dos projetos desenvolvidos pelos estudantes nestes 3 dias de evento, o Ginásio Municipal de Esportes Albertina Salmon. Além da prefeitura da cidade-berço do Estado do Paraná, a Feira de Ciências também possui o apoio do Ministério da Ciência e Tecnologia e do CNPq.