O município de Fazenda Rio Grande conta, a partir dessa sexta-feira (29), com um novo equipamento para coibir a violência doméstica contra as mulheres. Foram entregues na quinta-feira (28), para a Prefeitura de Fazenda Rio Grande, os “botões do pânico”, tecnologia à qual as mulheres vítimas de violência e sob medidas protetivas poderão recorrer às autoridades tão logo se sintam ameaçadas.

Os equipamentos ficarão sob os cuidados da Guarda Municipal, que fará o monitoramento, mas a ação será conjunta com a Assistência Social e a secretaria da Mulher. Além disso, os botões serão destinados para as mulheres somente após deferimento do delegado ou juíza do município.

Segundo o secretário municipal de Assistência Social, José Roberto Zanchi, o governo do estado teve papel importante para que os equipamentos chegassem ao município. “O recurso para a compra dos botões diretamente com a empresa detentora da patente veio do governo do estado para a Secretaria de Assistência Social (responsável pela compra, licitação e contratação)”, informou.

Na opinião de Zanchi, a utilização do botão do pânico será feita de forma intersetorial. “A Guarda, que será a grande executora está com os equipamentos e outra parceria é com a Secretaria da Mulher, que é quem atende a mulher vítima da violência e faz o B.O. na Delegacia. Por isso, terá esse olhar técnico da secretaria para dizer se ela (mulher) precisa ou não desse botão do pânico”, comentou.

O prefeito Marcio Wozniack destacou a importância do equipamento no combate à violência contra as mulheres. “A tecnologia está mais uma vez nos auxiliando e agora para proteger as mulheres. A violência contra a mulher em nosso município deve parar e esse equipamento será um grande auxiliar nessa luta”, comentou.

O botão do pânico irá levar mais tranquilidade para as mulheres também pelo fato de que ele capta áudio e todo o ambiente no entorno.

A secretária da mulher, Cíntia Wozniack, destacou a tecnologia e o trabalho que será realizado em conjunto. “É mais um equipamento em defesa da mulher, já temos nossa escuta especializada, já reconhecemos identificar essas mulheres e isso será importante nesse trabalho”, comentou.

O secretário de Defesa Social, Capitão Feitosa, elogiou a aquisição. “A Guarda tem uma equipe formada para esses atendimentos específicos para a mulher e agora poderá levar mais agilidade e segurança para todas”, completou.

“Não temos o poder de deferir (sobre o uso do botão), temos o poder de indicar e aí tem uma articulação grande com o CREAS também, que irá dizer, no olhar técnico das assistentes sociais e psicólogos, se essa mulher precisa”, concluiu Zanchi.

Durante dois dias a equipe da empresa responsável pelo equipamento, por meio de Rosângela Nielsen, promoveu capacitação e treinamento para as equipes da Guarda Municipal, Assistência Social e da Secretaria da Mulher.