Ascom/PMP

Com sorriso de alegria e muita diversão, assim foram recebidos os brinquedos inclusivos na Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Pinhais. Os brinquedos, instalados pela Prefeitura de Pinhais, por meio da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer (Semel) – Departamento de Esporte, promoveram uma verdadeira festa para os alunos da instituição.

De acordo com o diretor do departamento de Esportes e Lazer, Gilberto Hartkopf, esses brinquedos são sempre levados em eventos comunitários promovidos pelo Departamento. “Mas queremos que um maior número de pessoas, com algumas necessidades, possa utilizá-los, por isso os instalamos aqui na Apae. No decorrer do ano levaremos esses brinquedos para outros lugares, levando assim diversão para um maior número de pessoas”.

Os brinquedos inclusivos, compostos por balanço e gangorra cadeirante, skate inclusivo e tirolesa, foram adquiridos recentemente pela Prefeitura. Adaptáveis e móveis, eles foram desenvolvidos para dar segurança às crianças e jovens com alguma deficiência, promovendo a inclusão social e levando muita diversão para os usuários.

O skate tem estrutura que possibilita ao usuário ficar em pé em uma base e fixação dos pés, podendo ser utilizado em ambientes externos e internos. O balanço cadeirante tem estrutura adaptada para cadeira de rodas, desenvolve o controle do corpo, equilíbrio e coordenação, estimulando a imaginação, o sistema nervoso central e a segurança nos movimentos.

Outro brinquedo inclusivo oferecido pela Prefeitura é a tirolesa, que tem estrutura que possibilita ao usuário ficar em pé com auxílio de um colete suspenso, propiciando a sensação de liberdade. A gangorra inclusiva tem estrutura para cadeirantes e nela o usuário desenvolve o controle do corpo, o equilíbrio e a coordenação, além de estimular a imaginação, o sistema nervoso central e a segurança nos movimentos.