A Campanha Nacional de Vacinação contra a gripe encerra nesta sexta-feira, dia 22 de junho. Todas as unidades de saúde de Piraquara continuam mobilizadas para realizar a imunização de pessoas consideradas dos grupos prioritários. Estes grupos são estabelecidos pelo Ministério da Saúde por apresentarem maior risco de transmissão do vírus ou possibilidade maior de desenvolver complicações mais graves com a gripe.

Em aproximadamente dois meses de mobilização, Piraquara ainda não atingiu a meta de imunizar 90% do grupo prioritário, considerado de risco por apresentar maior vulnerabilidade ao vírus e seus efeitos. Segundo dados da Secretaria Municipal de Saúde, apenas 61% das crianças e 63% das gestantes do município foram imunizadas. A meta para a vacinação de puérperas, trabalhadores de saúde e professores também não foi atingida.

A vacinação das crianças de 6 meses a menores que 5 anos (quatro anos, 11 meses e 29 dias), por ser recomendada por autoridades sanitárias, é obrigatória, segundo o Estatuto da Criança e do Adolescente. Deixar de vacinar pode fazer com que os pais respondam criminalmente pela exposição ao risco de adoecimento das crianças.

Podem receber a vacinação pelo SUS:
– Crianças de 6 meses a menores que 5 anos (quatro anos, 11 meses e 29 dias)
– Gestantes
– Puérperas (mulheres que estão no período de até 45 dias após o parto)
– Idosos (a partir de 60 anos)
– Profissionais da saúde
– Povos indígenas
– Pessoas privadas de liberdade e funcionários do sistema prisional
– Portadores de doenças crônicas e outras doenças que comprometam a imunidade
– Professores de escolas públicas ou privadas