A Campanha Nacional de Vacinação Contra Gripe inicia na segunda-feira (12) com alteração do público-alvo por conta da vacinação dos idosos contra a Covid-19.
O Ministério da Saúde inverteu os grupos iniciais para imunização contra a influenza, primeiro receberão vacinas crianças (6 meses a 5 anos), gestantes, puérperas, indígenas e trabalhadores da saúde. Essa primeira etapa inicia dia 12 de abril e irá até 10 de maio.

A previsão é que a partir do dia 11 de maio até 8 de junho, sejam vacinados idosos a partir de 60 anos e professores.

É preciso ter um intervalo entre a vacina contra o coronavírus e a vacina contra a influenza. O idoso ou o profissional de saúde que tomou as duas doses da vacina contra Covid-19 precisam aguardar ao menos 14 dias para tomar a vacina da influenza.

A orientação é que o idoso tome primeiro as duas doses da vacina contra a Covid-19 e, após, a vacina da influenza.

As vacinas em Guaratuba iniciam na segunda-feira no período da tarde, na Central de Vacinação, no Ginásio do Parque Municipal (conhecido como Ginásio do bairro Canela). Não precisa agendar.

Apenas para as crianças que precisam das outras vacinas de rotina e aproveitarão para fazer a vacina da influenza, é necessário agendamento.
As gestantes e puérperas poderão receber a vacina da gripe na própria Unidade de Saúde e na maternidade.

Para realizar a vacinação é preciso levar a carteira de vacinação, documento de CPF ou cartão SUS. O profissional de saúde deve levar também documento de vínculo empregatício.

A terceira etapa da campanha de vacinação tem previsão para iniciar no dia 9 de junho e imunizará pessoas com comorbidades, com deficiência, caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo, trabalhadores portuários, da força de segurança, salvamento e armadas, funcionários do sistema prisional, população privada de liberdade, jovens e adultos em medidas socioeducativas.