A Secretaria de Desenvolvimento Social, através da Divisão da Rede de Proteção, lança a Campanha Quarentena Segura.

Com a o isolamento social ainda em curso e como o momento de calamidade pública face à pandemia do novo coronavírus (COVID-19), notou-se a necessidade de um cuidado redobrado e um olhar mais vigilante sobre as famílias, visto que a quarentena pode agravar as situações de violência ou acarretar em novas violações de direitos.

A Campanha Quarentena Segura tem como principais objetivos sensibilizar e mobilizar a população sobre as violações de direitos que podem acontecer envolvendo crianças, adolescentes, idosos, pessoas com deficiência e mulheres durante este período de isolamento social e de convivência intensa com o possível agressor.

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social reforça canais de denúncias de violência doméstica.

Canais: O canal 180 funciona todos os dias da semana, inclusive feriados e finais de semana, 24 horas por dia, podendo ser acionado de qualquer lugar no Brasil. Além do canal 180, existem outros canais de denúncia como o 181, que é um Programa da Secretaria do Estado de Segurança Pública do Paraná desenvolvido para o combate da criminalidade. Em caso de flagrante ou que a situação de violência esteja ocorrendo naquele momento, a atitude correta é entrar em contato com Polícia Militar, através do número 190.
Boletim de Ocorrência (BO) on-line: http://www.policiacivil.pr.gov.br/Pagina/Boletim-de-Ocorrencia-de-Violencia-Domestica-e-Familiar-contra-Mulher-Lei-Maria-da-Penha