Ascom/PMCL

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Assuntos Metropolitanos – Departamento de Turismo – junto à Secretaria Municipal de Educação e Esporte e aos empresários da área do Balonismo, estará representando o município de Campo Largo com a participação em eventos e reuniões de planejamento sobre o evento Projeto JIN 2020 – Jogos Internacionais na Natureza.

O projeto surgiu com a parceria inicial da Prefeitura de Quatro Barras e a UNILIVRE que, após um período de estudos, verificaram o potencial para a realização de uma nova edição dos Jogos Mundiais da Natureza, conforme ocorrido em 1997.

A partir desta associação, a UNILIVRE solicitou o apoio institucional do Vice-governador do Estado do Paraná, Sr. Darci Piana, visto a possibilidade deste projeto se internacionalizar – com a participação de atletas estrangeiros dos seguintes países: Alemanha, Espanha, Itália, Japão, Inglaterra e França, acompanhado das parcerias das empresas internacionais para patrocínio do evento.

Jogos Internacionais da Natureza – JIN 2020 – Tem como objetivo principal proporcionar vivência socioambiental a turistas e esportistas, com atividades culturais, educacionais, esportivas e de sustentabilidade, trazendo promoção econômica e social às comunidades locais.

Através do Departamento de Turismo de Campo Largo, ações e novos planejamentos estão em desenvolvimento, fomentando o Setor e trazendo inovação, parceiros e integração com as comunidades da cidade e com visitantes de fora.

Participação – Na execução do projeto, serão 14 municípios representando várias modalidades esportivas: Balonismo, Hipismo, Ciclismo, Corrida, entre outras; também com o apoio das Secretarias de Estado da Educação, Cultura, Esporte e Turismo, além das parcerias com as Associações e Federações Esportivas do Paraná e Consulados dos países convidados, por meio das Câmaras de Comércio.

Município de Campo Largo – A empresa que representará a modalidade Balonismo será a “Snap Balonismo”, pelos empresários Mauro Chemin e Zuleika Radatz. Esta é uma empresa campo-larguense localizada na Estrada do Rio Verde, na qual atua desde 1993 na fabricação de balões e equipamentos e operação de balões de ar quente, com estrutura completa para voos turísticos.

E para a modalidade da Escalada, a estrutura para a prática está localizada ao longo da Escarpa Devoniana, nos arredores de Campo Largo, onde existem vários locais propícios para a prática de escalada. Um desses locais é o Setor 1, localizado na região de São Luiz do Purunã. Recebeu este nome pois foi o primeiro local onde os escaladores acessaram e iniciaram a prática da escalada, na região. A rocha local é Arenito Furnas, um tipo de rocha sedimentar que proporciona uma grande variedade de texturas, inclinações e formações. Por conta disso, o Setor 1 apresenta aproximadamente 30 vias que vão desde o 4º grau até o 10o. Assim sendo, o local é ideal para a prática de escalada esportiva.

A média de extensão das vias é cerca de 15 metros, mas há algumas que chegam a 25 metros. Para acessar a base das vias, é necessário realizar uma caminhada de aproximadamente 20 minutos – em meio à vegetação típica dos Campos Gerais e da Mata Atlântica.

Este evento é de grande importância para o Esporte e Turismo do município que, além da integração entre os países e atletas, fortalece o Turismo, as atividades turísticas, ofertando aos segmentos da alimentação, hospedagem e outros serviços novas oportunidades de renda.