Ascom/PMCL

O município de Campo Largo foi contemplado com a coleta de lâmpadas pós-consumo pela Associação Brasileira para Gestão da Logística Reversa de Produtos de Iluminação – RECICLUS. A ação aconteceu na sexta-feira (03/07), através de um Termo de Compromisso celebrado pela Associação RECICLUS com o Ministério Público do Estado do Paraná e com a Secretaria Estadual do Desenvolvimento Sustentável e Turismo – SEDEST, com o objetivo de retirar as lâmpadas pós-consumo armazenadas nos municípios de todo estado.

As lâmpadas são classificadas como resíduos perigosos, pois contêm grandes quantidades de mercúrio, que é um elemento químico altamente tóxico. Por este motivo, estes resíduos devem ter destino adequado, não podendo ser descartados juntos ao lixo comum.

Campo Largo, durante muitos anos, realizou o acúmulo de lâmpadas inservíveis em áreas do município, gerando um grande passivo ambiental, com o objetivo de responsabilizar as empresas fabricantes e importadoras destes materiais quanto à coleta e destinação adequadas, conforme prevê a Política Nacional de Resíduos através da Logística Reversa, instituída pela Lei Federal 12.305/2010. Esta responsabilização se deu através do acordo setorial celebrado com o Ministério do Meio Ambiente e, no Paraná, através do Ministério Público do Estado, juntamente com a SEDEST.

Durante a ação de recolhimento, foram coletadas mais de 12 mil unidades de lâmpadas fluorescentes de vapor de sódio e mercúrio e de luz mista, existentes em diversos pontos da cidade, e recolhidas no Centro Administrativo Municipal e nos barracões de reciclagem das Associações de Catadores: ASSUR e ARLEV. Todos os resíduos foram coletados, transportados e serão descontaminados pela empresa Mega Reciclagem, localizada na Cidade Industrial de Curitiba.