No final do mês de novembro, a Secretaria de Saúde, por meio do Centro de Atenção Psicossocial – CAPS II realizou um encontro de confraternização organizado pela equipe do serviço e apoio aos usuários. A festa acontece todos os anos e conforme sugestões dos usuários inseridos no serviço são preparadas oficinas de musicalização e sorteio de brindes, que são confeccionados pelos próprios usuários em oficina terapêutica.

A ação tem como objetivo estabelecer o vínculo entre os usuários, familiares e equipe do serviço, trabalhar o fortalecimento do protagonismo, além da reinserção social. De acordo com a coordenadora do CAPS II, Leni Ribeiro, as pessoas atendidas nos CAPS II são aquelas que apresentam intenso sofrimento psíquico, que lhes impossibilita de viver e realizar seus projetos de vida. "São pessoas com transtornos mentais severos ou persistentes, ou seja, pessoas com grave comprometimento psíquico. E essas atividades são fundamentais para fortalecer esse vínculo e o convívio em sociedade", esclarece.

Além da equipe do CAPS II, usuários e seus familiares, também estiveram presentes no evento a secretária de Saúde, Adriane da Silva Jorge Carvalho; gerente de Saúde Mental, Ivanilde Gonçalves do Nascimento; diretora do Departamento de Atenção Primária à Saúde – DEAPS, Viviane Tomazozi; coordenadora do Centro de Atenção Psicossocial Álcool e outras Drogas-CAPS AD, Leni Ribeiro.

CAPS II

É um serviço de portas abertas, com objetivo de oferecer atendimento à população de Pinhais, equipe multiprofissional com objetivo de promover a reinserção social dos usuários, por meio de atividades que proporcionem o acesso ao trabalho, lazer, exercício dos direitos civis, autonomia e fortalecimento dos laços familiares e comunitários. É um serviço de atendimento de saúde mental criado para ser substitutivo às internações em hospitais psiquiátricos.