Roberto Dziura Jr

Dentro dos trabalhos desenvolvidos em Pinhais para melhorar a mobilidade na cidade, a Prefeitura Municipal realiza um amplo trabalho de duplicação na Avenida Maringá, cuja primeira fase está praticamente concluída. Esta volumosa obra beneficia não somente os munícipes, mas todos os motoristas, pedestres e ciclistas que utilizam esta importante via. Com 4,5 km de extensão – entre a Rodovia João Leopoldo Jacomel (PR-415) e a Estrada da Graciosa, a Avenida Maringá praticamente liga a capital paraense com Colombo, e ela é muito usada por grande parte do setor industrial de Pinhais que a utilizam para o escoamento da sua produção.

Recentemente a Secretaria Municipal de Obras Públicas (Semop) realizou a pintura da faixa exclusiva para ciclistas, que fica no canteiro central, somando com os mais de 30 quilômetros de ciclovia existente na cidade, cujo modal liga diversos pontos de Pinhais. Para a conclusão efetiva da primeira fase da duplicação, entre as ruas Jandaia do Sul e Umuarama, no bairro Emiliano Perneta, falta apenas o plantio de grama e arborização em alguns trechos, trabalho este realizado pela equipe da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma).

Antes de chegar aos trabalhos de conclusão, uma série de intervenções foram realizadas, que iniciaram com a sondagem e a revisão de todo o sistema de drenagem não somente no trecho duplicado, mas em boa parte da Avenida. Posteriormente aconteceu a construção de novas galerias, meio fio, reforço na base estrutural para receber o intenso volume de veículos, pavimentação em Concreto Betuminoso Usinado a Quente (CBUQ), construção de calçada para pedestre em concreto poroso – tecnologia que contribui com a permeabilização do solo, ciclovia, pinturas, instalação de placas indicativas e de nova iluminação em LED.

Segundo trecho
As obras do novo trecho de duplicação, entre as ruas Umuarama – na Praça Ayrton Senna, até a rua Eurípedes Morais e Silva, no Centro de Iniciação ao Esporte (CIE), divisa entre os bairros Emiliano Perneta e Atuba, tem extensão aproximada de 1 km, metragem aproximada da primeira fase. Atualmente são realizados os trabalhos de drenagem, a qual compreende uma grande estrutura, e reforço na base estrutural da nova via.