A Região Metropolitana de Curitiba e os Campos Gerais têm uma importante vocação econômica para a produção de cal e calcário. Tanto, que é paranaense a empresa que mais produz calcário no país. São mais de 60 empresas no Estado explorando este nicho de mercado e gerando cerca de três mil empregos diretos.

Este segmento é um dos beneficiados pelo projeto Feito no Paraná, criado pelo Governo do Estado para valorizar as empresas e produtos paranaenses. O perfil de diversos setores e agrupamentos produtivos será mostrado em uma série de reportagens da Agência de Notícias. O texto de hoje apresenta parte do segmento mineral, localizado na Região Metropolitana de Curitiba (RMC) e Campos Gerais.

Luciano Henrique Buzatto, presidente do Sindicato das Indústrias de Extração de Mármores, Calcários e Pedreiras no Estado do Paraná (Sindemcap), informa que a concentração de empresas produtoras de cal e calcário na RMC e nos Campos Gerais se dá porque estão localizadas nestas regiões as principais jazidas de pedra calcária do Estado.

De acordo com o sindicato, são cerca de 40 empresas de calcário no Estado que, juntas, geram 1.200 empregos. “Quase a totalidade da produção destas empresas vai para a agricultura, para a correção da acidez do solo. Mas o produto é usado também para outras finalidades, como a produção de tintas e para a indústria de cimento”, explica Buzatto.

A Calpar Comércio de Calcário é maior produtora do país e está localizada em Castro, nos Campos Gerais. Paulo Bertolini, diretor comercial do grupo, afirma que a empresa gera cerca de 200 empregos diretos e 2.000 indiretos. “Usamos muito transporte para escoar nossa produção. Carregamos aqui cerca de 35 mil caminhões por ano que escoam nossa produção de cerca de 1,4 milhão de toneladas”, explica.

Além de mandar o produto para todo o Brasil, a empresa também exporta calcário para o Paraguai. Bertolini explica que as minas do Paraná possuem melhor qualidade química. “O calcário paranaense é conhecido pela qualidade. Nosso produto é muito branco, que indica seu alto grau de pureza e também boa proporção de cálcio e magnésio em sua composição. É um corretivo agrícola de alta qualidade”, afirma.

PRODUTIVIDADE – Em 2019, o Paraná produziu 4,5 milhões de toneladas de calcário. Este ano, a produção deve fechar próxima a 5 milhões de toneladas. “Um ano bom para a agricultura é um ano bom para o calcário. Por isso imaginamos que 2020 deve fechar com alta representativa para o setor”, avalia Buzatto.

A qualidade do produto paranaense coloca o Estado no ranking dos maiores deste setor no País. O Paraná é o terceiro maior produtor do Brasil, ficando atrás apenas dos estados do Mato Grosso e Minas Gerais. Boa parte da produção é vendida para outros estados.

CAL – Além do calcário, a RMC e os Campos Gerais são grandes produtores de cal. De acordo com o presidente do Sindicato das Indústrias de Cal do Estado do Paraná (Sindical), Marcelo Poli, existem 18 empresas produtoras na região da capital. Um estudo feito pela Federação das Indústrias do Paraná mostra a existência de cerca de 60 fabricantes de cal e gesso, que geram 1,1 mil postos de trabalho.

Um exemplo é a Cal Hidra, localizada em Almirante Tamandaré. Fundada em 1972, é uma empresa familiar que até a década de 1990 focava apenas na produção de cal, cal hidratado e cal fino. A partir de 1996, começou a diversificar e hoje produz mais de 25 produtos como argamassa, cal para ser usado em tintas e massa corrida. A empresa emprega 60 pessoas.

“Como não temos nossa própria jazida, precisamos comprar o cal e, desta forma, o preço do produto passa a ser menos competitivo para nós. Foi por isso que tivemos que nos reinventar, agregar muita tecnologia ao nosso processo produtivo e ofertar produtos com maior valor agregado”, explica Ricardo Lins Mazzarotto, sócio-diretor da Cal Hidra.

Hoje, a Cal Hidra é considerada uma das empresas mais diversificadas do segmento, aproveita quase que 100% de toda a matéria-prima e oferta produtos variados ao mercado. A empresa atende essencialmente o mercado regional – Paraná e Santa Catarina.

Além de produtos com sua própria marca, firma parcerias importantes com outras empresas, como a Quartzolit. Mensalmente, a Cal Hidra ensaca duas mil toneladas de produtos desta marca, que são distribuídos para as lojas de material de construção de Curitiba e região.