Equipamentos agrícolas entregues à Associação dos Pequenos Produtores Rurais do Cubatão estão beneficiando a área rural de Guaratuba e atendendo, principalmente, os pequenos agricultores familiares.

Foram entregues em 2018 um trator agrícola, uma carreta agrícola basculante (6.000 kg) e um pulverizador.

O recurso para compra dos equipamentos foi resultado de uma emenda do deputado estadual Nelson Justus, através da Secretaria de Estado da Agricultura e Abastecimento (SEAB), e da parceria entre Prefeitura e Emater.

Os equipamentos agrícolas, além de ajudarem na pulverização e demais cuidados com a terra e plantação, são essenciais para o transporte na colheita da banana, explica o secretário Municipal das Demandas da Área Rural, Paulo Pinna. A Prefeitura conveniou os equipamentos com a Associação, mas a gestão e fiscalização é do município.

Segundo o presidente da Associação do Cubatão, Valdir Machado de Souza, o convênio com a Prefeitura é muito importante para os pequenos agricultores que não tendo os equipamentos são os que mais necessitam.

Todos os associados podem usar os equipamentos, cada um tem uma ficha na associação e ela libera o trator por hora que o agricultor precisar. “A divisão é feita por meio de agendamento e acompanhamento de horas de serviço prestado, conforme a necessidade de cada produtor”, explica o presidente.