Ascom/PMCGS

Campina Grande do Sul comemorou os 13 anos da Guarda Civil Municipal na sexta-feira (16/08). “A segurança é uma de nossas prioridades. Estamos fazendo o que está ao nosso alcance para avançar nesta área. Investimos forte e trabalharemos todos os dias para garantir uma Campina Grande do Sul mais segura para o povo campinense”, destacou o prefeito Bihl Zanetti.

Os números comprovam que o investimento está trazendo resultados. Nesse ano, até o presente, já foram realizados mais de 1.700 atendimentos de diversas naturezas, como roubos, furtos, tráfico de drogas, acidentes de trânsito, verificação de pessoas suspeitas, entre outros.

As ações da Guarda Civil Municipal, em conjunto com as forças de segurança do Estado, tem diminuído o número de roubos no município. Segundo os números oficiais, fornecidos pela Secretaria de Estado de Segurança Pública e Administração Penitenciária (SESP), demonstram a queda nos índices criminais de roubos no município. Em Campina Grande do Sul, os roubos tiveram mais de 27% de redução e os roubos de veículos mais de 34%, no comparativo com o mesmo período de 2018.

Em 2019, seguindo ações já realizadas nos anos anteriores, a GCM esteve presente nas escolas municipais realizando palestras de educação no trânsito. Os alunos, além de ouvir orientações sobre o tema, receberam aulas demonstrativas sobre segurança no trânsito.

Atualmente o efetivo da GCM é composto por 24 agentes qualificados. Os agentes para investidura no cargo público de guarda civil municipal, precisam passar por formação técnica profissional com duração em média de 600 horas, onde são aplicadas disciplinas de técnicas de armamento e tiro, defesa pessoal, direito penal, cidadania, ética e direitos humanos, técnicas de patrulhamento e abordagem, técnicas de uso de armas menos letais, entre outras, conforme grade curricular da SENASP (Secretaria Nacional de Segurança Pública).

A diretoria de ensino da GCM também realiza todos os anos o curso de aperfeiçoamento técnico que visa o treinamento contínuo de todos os GCMs.