Ascom/PMM

O uso de chás e hortaliças para tratamentos medicinais é muito comum na região de Mandirituba devido à proximidade dos moradores com a agricultura familiar, entretanto nem todos os chás e hortaliças devem ser consumidos por pessoas que possuem alguma doença ou problema de saúde. Foi então que em reunião administrativa na Unidade Básica de Saúde Central I, surgiu a ideia de implantar uma horta com diversidade de chás e hortaliças para que a população receba informações sobre a ação desses medicamentos naturais. “Acreditamos que uso das plantas auxilia na recuperação e prevenção de saúde do paciente desde que ele receba informações adequadas, além de ser terapêutica a atividade de cultivo de plantas, o nosso projeto quer levar a população mais conhecimento sobre os recursos naturais que podemos e devemos utilizar, nossa terra é rica e o consumo adequado traz muitos benefícios para a saúde” declara Laodiceia Santos enfermeira da Unidade Central.

A Horta da Unidade Central conta com 12 tipos de hortaliças entre elas hortelã, boldo, capim limão, penicilina, erva doce e camomila, além de verduras como repolho, alface e couve.

Os pacientes com transtornos mentais são incentivados a realizar atividades de cultivo e os demais pacientes aprendem como utilizar essas plantas para auxílio e complemento dos tratamentos indicados pela equipe de saúde.

A equipe de saúde também solicita à população que doe mudas de plantas de difícil acesso que trazem benefícios à saúde. Todos os chás e tratamentos indicados com plantas são supervisionados pelos médicos, nutricionista e farmacêutica do município, e a manutenção da horta é feita por toda a equipe da Unidade Central e o projeto recebeu apoio da Secretaria de Agricultura e Administração.