A mortalidade infantil está em queda em Fazenda Rio Grande. A Secretaria Municipal de Saúde anunciou nesta semana, o índice de 5.93 para 1516 nascidos vivos, com nove óbitos infantis em 2021, número inferior ao de 11,81 com 254 nascidos vivos e três óbitos infantis registrado em janeiro deste ano e estava relacionado ao ano passado. Os dados fazem parte do Relatório da Coordenação de Saúde da Mulher, Criança e do Adolescente.

Segundo a coordenadora da Saúde da Mulher e Criança, Yanelis Miranda Herrera, esses números refletem o bom trabalho que vem sendo realizado pela gestão. “Quando assumimos essa responsabilidade, em fevereiro, tínhamos um índice de mortalidade infantil de 11,81 com 254 nascidos vivos e três óbitos infantis e hoje temos esse número abaixo de seis. O índice atingido reflete o desenvolvimento do município nessa área”, disse.

A médica relata também a maior humanização no atendimento às gestantes. “Quando a gestante vem da UBS ela é sempre acolhida, checamos o encaminhamento e damos prioridade para alto risco e intermediário. Muita estratégia tomada aqui pode diminuir os riscos para a gestante e o bebê”, explica.