A Secretaria Municipal de Saúde da Lapa alcançou a marca de mais de 70 médicos contratados para prestar atendimento à população que necessita de serviços públicos de saúde. Os profissionais são distribuídos em diversas unidades do interior e da área rural. 

Na atenção básica de saúde são cinco médicos contratados, oito concursados e quatro do Programa Mais Médicos. Para os cuidados com as mulheres são quatro ginecologistas. Na Maternidade Municipal, em regime de plantões são outros 18 profissionais. Na atenção à saúde mental dois médicos e 26 plantonistas da Unidade de Pronto Atendimento. Também integram o quadro alguns especialistas como cardiologista, neurologista, oftalmologista e ortopedista. 

Claudia Dreher Cicarello, médica da UBS Dib Mane e da UPA, destaca que os principais desafios da profissão "é o alto nível de exigência da sociedade e do profissional para consigo mesmo". Ela destaca também a importância da capacitação constante dos profissionais e de pequenas mudanças de hábitos da população para uma vida mais saudável como "a prática de exercícios físicos e os cuidados na alimentação", disse. 

O Secretário Municipal de Saúde, Rui Wiedmer, lembrou que a maior oferta de profissionais de medicina foi possível com a adoção de medidas priorizando áreas essenciais da administração "recebo total apoio do Prefeito Furiati para investirmos cada vez mais na saúde da população".